Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INTERNACIONAL

EUA x Venezuela: Trump adotou estratégia ousada para monitorar Maduro

Maduro e esposa foram capturados pelas forças de segurança dos EUA, comandadas por Trump

Yuri Abreu

Por Yuri Abreu

03/01/2026 - 17:17 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump -

Com o objetivo de monitorar a localização do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nos momentos anteriores à sua captura, a CIA (agência de inteligência dos EUA) manteve informantes no governo do país vizinho ao Brasil.

A localização de Maduro, conforme o jornal New York Times, foi acompanhada por meio de drones, que fizeram vigilância quase contínua do território venezuelano. O trabalho também contou com dados fornecidos por informantes locais.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os oficiais operavam clandestinamente na Venezuela desde agosto, mapeando o "padrão de vida" de Maduro: rotina, deslocamentos e hábitos.

Leia Também:

Recompensa

A publicação norte-americana disse ainda que ex-autoridades reforçaram que o recrutamentos dos informantes pode ter sido facilitado pela recompensa de US$ 50 milhões oferecida pelo governo dos EUA por informações que levassem à captura do líder venezuelano.

Uma fonte ouvida pelo jornal disse que a captura foi resultado de “meses de planejamento meticuloso” e ocorreu em estreita coordenação entre a CIA e militares de operações especiais. Ademais, um alto funcionário declarou que Maduro estava “precisamente localizado” desde o início do plano.

Captura de Maduro fere tratados internacionais, aponta analista

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado na madrugada deste sábado, 3, pelas forças militares dos Estados Unidos, em uma ofensiva do país ao território sul-americano, já sinalizada por Donald Trump anteriormente. O avanço, no entanto, abriu o debate acerca da legalidade da postura.

Ao Portal A TARDE, Cláudio André de Souza, cientista político e colunista do Grupo A TARDE, afirmou que a invasão americana fere os tratados internacionais, o que inclui as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU). O analista sinalizou ainda os possíveis interesses econômicos da Casa Branca na Venezuela, conhecida por suas reservas de petróleo.

"Importante que a gente trace que nos planos de Donald Trump, ele já tinha sinalizado que faria uma intervenção política e militar na Venezuela e isso tudo é dentro da perspectiva envolvendo o que a gente pode entender ali como interesse econômico imediato e estratégico tanto territorial quanto político e econômico, pensando essas três dimensões", afirmou o cientista político.

"Do ponto de vista legal, do ponto de vista pensando nos tratados de direito internacional, isso que Trump fez é um crime, capturar e levar um presidente para ser julgado no seu país. Esse tipo de usurpação não é previsto, não é algo, inclusive, a ser chancelado pela Organização das Nações Unidas, a ONU", completou Cláudio André.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cia Donald Trump espionagem EUA Nicolás Maduro venezuela

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente dos EUA, Donald Trump
Play

Vídeo: Lula chega ao Carnaval de Salvador ao lado de Janja

Presidente dos EUA, Donald Trump
Play

Com Jerônimo, Ivete e autoridades: Rotondano assume Tribunal baiano

Presidente dos EUA, Donald Trump
Play

Maternidade de Salvador levará nome do deputado Alan Sanches

Presidente dos EUA, Donald Trump
Play

Vídeos do STF revelam versões conflitantes de Vorcaro e ex-presidente do BRB

x