Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Extradição de Zambelli depende da Itália e segue sem prazo definido

Foragida desde o início de junho, Zambelli foi presa nesta terça-feira em Roma

Redação

Por Redação

30/07/2025 - 9:34 h
Carla Zambelli
Carla Zambelli -

O processo de possível extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) caminha sem prazo definido e enfrenta uma série de etapas no governo e na Justiça da Itália antes de qualquer decisão ser tomada.

Leia Também:

Conforme apuração da CNN, o Ministério do Interior italiano, equivalente ao Ministério da Justiça brasileiro, recebeu do Farnesina - responsável pelas questões diplomáticas - o pedido do Brasil em 12 de junho. Após análise, distribui a um tribunal.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Após a prisão da deputada, para fins extradicionais, caberá ao tribunal responsável pelo caso avaliar se há fundamentos legais para autorizar. A análise inclui a documentação enviada pelas autoridades brasileiras e a condenação relacionada ao crime de invasão de dispositivo eletrônico.

Depois da decisão do tribunal, aceitando ou negando, o processo volta ao Ministério do Interior, que informa a Farnesina, que informa a Embaixada do Brasil na Itália.

Com isso, sendo autorizada a extradição, o processo extradicional entra na fase logística, em que a extraditanda é levada ao Brasil.

Nessa fase, a Polícia Federal entra e vai até a Itália buscar a parlamentar. Se o pedido for aceito, os agentes definirão se a extradição será em voo comercial ou em aeronave própria da PF.

Foragida desde o início de junho após ter a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e fugir do país, Zambelli foi presa nesta terça-feira, 29, às 16h40, horário de Brasília, em Roma após ser monitorada e ter seu novo endereço descoberto. A deputada foi levada para uma delegacia pela polícia italiana.

Ela foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF por comandar uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Não cabe mais recurso da condenação.

O que é extradição?

A extradição é um processo legal pelo qual um país entrega uma pessoa acusada ou condenada por um crime ao país que fez o pedido. A entrega só acontece se houver acordo entre os países envolvidos ou reciprocidade reconhecida.

No caso de Zambelli, o Brasil solicitou à Itália que autorize sua devolução para que ela responda por crimes cometidos aqui. O pedido passa ainda por análise do governo e da Justiça italianos, que avaliam critérios legais, políticos e diplomáticos antes de tomar uma decisão.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

carla zambelli presa extradição Itália

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Carla Zambelli
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Carla Zambelli
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Carla Zambelli
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Carla Zambelli
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x