Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POR UNANIMIDADE

STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão no caso hacker

Ministros da Primeira Turma da Corte também determinaram a perda do mandato da parlamentar

Por Redação

14/05/2025 - 21:52 h
Deputada Carla Zambelli
Deputada Carla Zambelli -

A Primeira do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou por unanimidade nesta quarta-feira, 14, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.

Na ocasião, os ministros julgam a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. O último a voto foi apresentado pelo ministro Luiz Fux.

Durante a análise, os magistrados também determinaram a perda do mandato da parlamentar, a ser executada após o trânsito em julgado da ação, isto é, quando não houver mais possibilidade de recurso.

Leia Também:

A deputada ainda terá que pagar uma indenização de R$ 2 milhões pelo ato, assim como o hacker Walter Delgatti. Ele também foi condenado a prisão, mas com a pena de oito anos.

Veja como votaram os ministros

A pena condicionada a Zambelli foi proposta pelo relator Alexandre de Moraes, que foi seguido pelos seguintes magistrados: Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

No julgamento, Moraes classificou a parlamentar como "instigadora" e "mandante" dos crimes cometidos pelo hacker e considerou o ato como "afronta direta à dignidade da Justiça".

O que diz Zambelli

Na sexta-feira, 9, quando o STF formou maioria para a condenação, a defesa da parlamentar alegou que o julgamento foi "injusto". Para os advogados, Zambelli teria sido “julgada e condenada sem provas irrefutáveis e induvidosas”.

Em nota, a defesa também esperava que "algum dos ministros possa pedir vistas e examinar todos os argumentos lançados pela defesa e, futuramente, modifique o rumo sugestionado pelo relator”.

Entenda o impacto da decisão

A deputada ainda pode apresentar recurso para a decisão da Primeira Turma. Se a condenação prevalece mesmo após os recursos, a Câmara dos Deputados deve declarar a perda do mandato da legisladora.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Carla Zambelli Hacker Walter Delgatti Primeira Turma do STF STF

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Deputada Carla Zambelli
Play

Rico Melquiades joga no Tigrinho na CPI das Bets e perde; assista

Deputada Carla Zambelli
Play

Ex-deputada Célia Leão é retirada de voo por usar item proibido; vídeo

Deputada Carla Zambelli
Play

VÍDEO: Bolsonaro surpreende em hospital ao lado de Michelle

Deputada Carla Zambelli
Play

VÍDEO: deputado baiano canta louvor na Câmara antes de votação

x