Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

UNIÃO PREGRESSISTA

Federação entre PP e União Brasil deve receber aval em agosto

Segundo Cacá Leão, TSE está na fase final de análise de documentos

Por Flávia Requião e Anderson Ramos

27/06/2025 - 10:23 h
Cacá Leão, secretário de Governo da Prefeitura de Salvador
Cacá Leão, secretário de Governo da Prefeitura de Salvador -

A federação União Progressista - junção entre o União Brasil e o PP - deve ser formalizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já no início do segundo semestre. O prazo foi estipulado pelo secretário de Governo da Prefeitura de Salvador e presidente municipal do Progressistas, Cacá Leão.

Leia Também:

“O documento já foi entregue ao TSE, e a gente está aí aguardando a homologação. Sabemos que isso não é uma coisa que é feita de imediato, tem análise de documentos, tem as questões de burocracia mesmo, mas eu acredito que no máximo, em agosto, o Tribunal vai dar autorização”, comentou o ex-deputado federal durante o lançamento da programação do 2 de Julho, no Teatro Gregório de Mattos, nesta sexta-feira, 27.

Cacá garantiu que não houve nenhum problema no processo que confirmou na federação, que foi tudo feito de forma correta e dentro da legalidade.

“Os dois partidos ouviram as suas executivas, foram autorizados a fazer. Tudo que está no documento é em conformidade com o que diz a lei, então agora é só burocracia, e dentro de muito pouco tempo a gente vai ter a formalização oficial pelo Tribunal Superior Eleitoral da Federação União Progressistas”, pontuou.

Nova federação

A União Progressista foi oficializada no final de abril. O bloco contará com a maior bancada da Câmara Federal, com 109 deputados, tendo assim a maior bancada da Casa, e 14 senadores, além de seis governadores e 1.343 prefeituras.

A federação ainda terá o maior fundo partidário do país para as eleições de 2026, ultrapassando o Partido Liberal (PL).

Essa é a quarta federação partidária formada no país. As demais em vigor são Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Psol/Rede e PSDB/Cidadania.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cacá leão federação união progressista

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cacá Leão, secretário de Governo da Prefeitura de Salvador
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Cacá Leão, secretário de Governo da Prefeitura de Salvador
Play

No Brics, Lula revela torcida pelo Fluminense no Mundial; assista

Cacá Leão, secretário de Governo da Prefeitura de Salvador
Play

Vídeo: deputado e prefeito viram whisky em festa de São João

Cacá Leão, secretário de Governo da Prefeitura de Salvador
Play

Tarcísio usa bandeira de Israel e canta louvor na Marcha para Jesus

x