MUDANÇA DE PLANOS
União Brasil e PP mudam federação por causa de partido de esquerda
Formalização do registro irá ocorrer na semana que vem
Por Redação

Os presidentes do União Brasil, Antônio Rueda, e do Progressistas, Ciro Nogueira, precisaram fazer uma alteração na sigla originada da federação entre os dois partidos.
A junção entre os dois partidos será batizada de União Progressista Brasileira (UPB). Inicialmente, a ideia era registrar apenas União Progressista, mas a sigla UP já é utilizada pelo partido Unidade Popular, que é de esquerda e validado pelo TSE desde 2019.
Leia Também:
De acordo com a CNN, para não serem acusados de plágio, dirigentes da federação ampliaram a sigla para UPB. A intenção é continuar usando a propaganda de UP, mas para fins de registro formal haverá a inscrição de uma letra a mais.
Ainda conforme a publicação, a formalização do registro irá ocorrer na semana que vem, após retorno de viagem aos Estados Unidos, que os dois farão juntos com outros parlamentares, em comitiva com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Maior bancada
A federação partidária entre o União Brasil e o PP, foi oficializada no dia 29 de abril, durante cerimônia no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília. O bloco contará com a maior bancada da Câmara Federal, com 109 deputados.
A federação ainda terá o maior fundo partidário do país para as eleições de 2026, ultrapassando o Partido Liberal (PL).
Essa é a quarta federação partidária formada no país. As demais em vigor são Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Psol/Rede e PSDB/Cidadania, que anunciaram rompimento em março deste ano.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes