NO RADAR
Governo analisa pedido de implantação de campus da Uneb em Itaparica
Assuntou voltou à tona após um pedido de instalação da universidade na ilha

Por Anderson Ramos

Um antigo pedido dos moradores de Itaparica pode finalmente sair do papel. A secretária de Educação, Rowenna Brito, confirmou que o governo analisa a possibilidade de instalação de uma unidade da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) em Itaparica.
Leia Também:
O assunto voltou a ser debatido após o Coletivo Ativista ter protocolado um ofício na SEC solicitando a instalação de um campus de Cinema e Audiovisual na ilha.
Segundo o grupo, a solicitação apresenta argumentos técnico-jurídicos que tornam a proposta não apenas viável, mas necessária para corrigir desigualdades históricas no acesso ao ensino superior público no território insular.
Tem um movimento da prefeitura, de deputados, deputadas, de movimentos sociais. A UNEB está estudando sobre isso, é verdade, mas não tem só lá na ilha, tem outras localidades que também tem pedido de ampliação de possibilidades do ensino superior. Tem o compromisso do governador Jerônimo com o ensino superior, até porque ele é professor da universidade
“O governador, inclusive, já se sentou com o presidente Lula, com o ministro Camilo Santana, para apresentar onde é que a gente ainda tem vazios do ensino superior. Está sim no nosso horizonte essa ampliação para o ensino superior na ilha”, complementou.
A secretária já havia se manifestado sobre a viabilidade da construção em conversa com a reportagem no início deste ano. Na ocasião, ela afirmou que a proposta já estava no radar da pasta, mas não deu prazo para apresentação do projeto.
Sugestão
A conversa sobre a possibilidade de implantação do campus da Uneb em Itaparica surgiu após indicação, protocolada na Assembleia Legislativa e direcionada ao governador, da deputada Fabíola Mansur (PSB). Ela realizou a solicitação a fim de garantir e otimizar o acesso da população da região à educação de ensino superior.
Na opinião da deputada, a viabilização do equipamento possibilitará a disponibilização de mais vagas e a disseminação de uma educação de qualidade, otimizando o acesso rápido, evitando o deslocamento de educandos por longo período, garantindo maior tempo para produção acadêmica.
“A implementação do campus em Itaparica fomentará o desenvolvimento da região e aumentará as oportunidades voltadas à juventude, além de gerar oportunidades de acesso ao ensino superior público e gratuito, à educação de qualidade”, defendeu a deputada.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



