Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

AVANÇO

Injúria racial: Câmara aprova aumento de pena contra mulheres e idosos

Texto segue para apreciação do Senado

Redação
Por Redação
Medida foi aprovada de forma simbólica
Medida foi aprovada de forma simbólica - Foto: PMS | Divulgação

Em votação simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 15, um projeto que aumenta a pena para o crime de injúria racial se praticado contra mulheres e idosos. Com isso, o texto segue para análise pelo Senado.

Caso a prática seja feita contra mulher ou pessoa idosa, a pena varia de 2 a 5 anos e multa deve ser aumentada em um terço a dois terços. A deputada Silvye Alves (União Brasil-GO) afirma que os casos são recorrentes entre este público, e por isso, apresentou a proposta.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O projeto foi apresentado pela deputada Silvye Alves (União Brasil-GO) e estava sendo analisado na Casa desde 2023.

Leia Também:

POLÍTICA

Diego Coronel assume Corregedoria da Câmara dos Deputados
Diego Coronel assume Corregedoria da Câmara dos Deputados imagem

POLÍTICA

Câmara dos Deputados aprova três acordos internacionais
Câmara dos Deputados aprova três acordos internacionais imagem

NOVO LÍDER

Zé Neto é o novo vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados
Zé Neto é o novo vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados imagem

Segundo a norma, a pena é aplicada por “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional”.

A relatora, deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), deu parecer favorável ao texto como apresentado por Silvye, sem alterar o projeto.

“Isso tem uma relevância muito grande pelo contexto da nossa sociedade, que tem o racismo como uma prática, e também se tratando de pessoas idosas”, afirmou a relatora.

Deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), relatora da proposta aprovada
Deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), relatora da proposta aprovada - Foto: Kayo Magalhães | Câmara dos Deputados
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Câmara dos Deputados injúria racial

Relacionadas

Mais lidas