MUDANÇAS
Jerônimo deve anunciar trocas nas forças de segurança nesta semana
Governador já bateu o martelo sobre as alterações na cúpula da SSP
Por Anderson Ramos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve anunciar as trocas nas chefias das forças de segurança nesta semana. Informações obtidas pelo Portal A TARDE indicam que o martelo já está batido sobre quem vai assumir cada posto e as alterações já teriam passado pelo aval do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
Leia Também:
O coronel Paulo Coutinho deixará o comando-geral da Polícia Militar depois de quatro anos. Quem deve assumir o seu lugar é o coronel Antonio Carlos Silva Magalhães, que lidera o Comando do Policiamento da Região Metropolitana de Salvador. Magalhães ingressou na PM em 1991 como soldado, é Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis, além de mestre em Planejamento Territorial.
Fontes ouvidas pela reportagem apontam que a escolha por Magalhães se deu por conta de seu currículo, respeito e desempenho nas funções exercidas na corporação. “Ele sempre foi o 01 em tudo que fez dentro da PM”.

Para o subcomando da PM há dúvidas sobre dois nomes. O coronel Sandro Crispim Ferreira Lopes, comandante de Policiamento da Região do Recôncavo, é o favorito para assumir o posto, mas André Carvalho, diretor do Departamento de Comunicação Social (DCS), corre por fora pela vaga. Um deles será o escolhido para entrar no lugar de Nilton Cézar Machado Espíndola, que chegou a ser cotado para o comando da PM.
A chefia do Corpo de Bombeiros também será alterada. Desde de 2021 no comando-geral, o coronel Adson Marquesini dará lugar ao coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes, comandante da Regional da Capital e Região Metropolitana de Salvador. O subcomandante Jorge Eduardo Piauhy de Araújo será substituído pelo coronel Lanusse Araújo Andrade, atual comandante de Segurança Contra Incêndio.
A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, será mais uma baixa na cúpula da SSP. Primeira mulher a assumir o posto na Bahia, ela foi nomeada para a função em dezembro de 2020, quando o então governador Rui Costa (PT) promoveu a última mudança nos principais cargos da SSP no estado. André Viana, que comanda a Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte/Leste), deve ser o escolhido para chefiar a corporação.

Por fim, a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira, também deve deixar o cargo. O chefe de gabinete, Osvaldo Silva, e o diretor do interior, Rogério Serafim, despontam como favoritos. Ana Cecília foi a primeira mulher a assumir a chefia do Departamento em 26 anos de criação. Ela foi levada ao posto pelo governador Jerônimo Rodrigues, em março de 2023.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes