POLÍTICA
Jerônimo se manifesta sobre julgamento de Bolsonaro; veja
Primeira Turma do STF julga tentativa de golpe

Por Cássio Moreira

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) defendeu, nesta quarta-feira, 3, que o julgamento da trama golpista que culminou no 8 de janeiro, que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como um dos réus, traz para debate o risco de ruptura com o regime democrático com o episódio.
Bolsonaro, assim como demais integrantes do 'núcleo 1' da trama golpista, começou a ser julgado na terça, 2, pela Primeira Turma do STF.
O que está em jogo é a democracia
"O que está em jogo é a democracia. A democracia foi posta em risco, 8 de janeiro foi o cúmulo disso. O que está posto nesse julgamento é o ambiente jurídico, está mesa da Corte máxima do país", destacou Jerônimo em agenda.
Leia Também:
"Se fosse coisa que não tivesse motivação, não estaria na Corte máxima, estaria em instâncias menores. Acompanhei ontem espaçadamente. Está tendo direito de defesa, espero que a justiça seja feita [...] Não entendo isso como perseguição, porque está tendo direito a defesa", completou o governador.
Julgamento de Bolsonaro
A Primeira Turma do STF julga o núcleo central da investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Além de Alexandre de Moraes (relator), o caso está sendo analisado pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Os réus respondem pelos seguintes crimes
- Golpe de Estado;
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Organização criminosa armada;
- Dano qualificado contra o patrimônio da União;
- Deterioração de patrimônio tombado.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes