POLÍTICA
Jerônimo reage ao fim da sanção contra Moraes: "Força da diplomacia"
Governador comentou decisão de Trump nas redes sociais

Por Gabriela Araújo

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que a decisão do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, em derrubar a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), representa a "força da diplomacia brasileira".
"A decisão, comunicada hoje pelo governo dos Estados Unidos, reforça a força da diplomacia brasileira quando conduzida com seriedade, diálogo e respeito mútuo", afirmou o petista.
O posicionamento do chefe do Executivo foi publicado em suas redes sociais nesta sexta-feira, 12, horas após suspensão da medida. O petista também comemorou a iniciativa.
“Muito me alegra a retirada das sanções anunciadas contra o ministro Alexandre de Moraes", e complementou:
"O presidente Lula tem reconstruído pontes, restabelecido relações internacionais e reafirmado que o Brasil trata suas instituições com soberania".
Leia Também:
Para o governador, a decisão representa o fortalecimento da democracia e defendeu o diálogo entre os países, baseado em respeito mútuo.
"É assim que a democracia se fortalece: com diálogo, equilíbrio e responsabilidade. Sigo ao lado desse projeto de um Brasil respeitado, com instituições firmes e uma política externa que dialoga de igual para igual com o mundo, sempre em defesa da democracia", concluiu.
Veja publicação
Muito me alegra a retirada das sanções anunciadas contra o ministro Alexandre de Moraes.
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) December 12, 2025
A decisão, comunicada hoje pelo governo dos Estados Unidos, reforça a força da diplomacia brasileira quando conduzida com seriedade, diálogo e respeito mútuo.
O presidente Lula tem…
EUA suspendem Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
O governo dos Estados Unidos suspendeu retirou o nome do ministro Alexandre de Moraes, do STF, da lista de restrições do país. O magistrado, assim como sua esposa, Viviane de Moraes, havia sido enquadrado na Lei Magnitsky.
Moraes foi alvo da sanção em julho deste ano, após articulação que envolveu o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), hoje em 'autoexílio' nos Estados Unidos, e o presidente Donald Trump.
Lei Magnitsky
Citada por opositores de Alexandre de Moraes, a Lei Magnitsky entrou em vigor em dezembro de 2012, direcionada a atender questões comerciais e de direitos humanos.
Oficialmente, a medida tem o nome de 'Russia and Moldova Jackson-Vanik Repeal and Sergei Magnitsky Rule of Law Accountability Act of 2012', homenageando o advogado tributário Sergei Magnitsky.
A lei permite que estrangeiros que tenham cometido violações consideradas graves contra os direitos humanos, assim como crimes de corrupção, sejam punidos com sanções econômicas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



