DISPUTA
Liderança do União Brasil na Câmara deve provocar embate no partido
Davi Alcolumbre, quer emplacar Juscelino Filho (MA), mas enfrente resistência
Por Redação

O União Brasil vive uma disputa interna para definir o novo líder do partido na Câmara dos Deputados. Pedro Lucas Fernandes (MA) vai deixar o posto para assumir o Ministério das Comunicações e, segundo o jornal O Globo, integrantes da cúpula nacional da legenda dizem que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP), quer emplacar o deputado Juscelino Filho (MA), que acabou de sair da pasta de Comunicações, mas uma ala de deputados da legenda não concorda.
Leia Também:
Juscelino é apadrinhado pelo presidente do Senado, que agora tenta uma maneira de compensar o aliado pela saída da pasta com a liderança do partido na Câmara.
Pedro Lucas é aliado do próximo presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e o processo de sua escolha para se tornar líder do partido também foi conturbado. A legenda chegou a se reunir em dezembro do ano passado para tentar definir o líder, mas a falta de acordo adiou a definição para o final de janeiro. Integrantes do partido dizem que os conflitos ocorridos naquela época são semelhantes aos de agora.
Os deputados da legenda resistiram a endossar um nome indicado pela direção nacional da União e queriam fazer uma eleição em vez de escolher por acordo o nome apontado pela cúpula do partido. O que deve ser repetido agora. “A bancada quer votar no novo líder”, disse o deputado Danilo Forte (CE).
Os deputados Mendonça Filho (PE) e Damião Feliciano (PB) chegaram a concorrer contra Pedro Lucas, mas retiraram as candidaturas após Rueda conseguir maioria a favor de seu aliado.
Agora, o entendimento é que o cenário é diferente e que Alcolumbre não tem força suficiente para emplacar Juscelino. O deputado Moisés Rodrigues (CE) é citado como um dos que avaliaram concorrer para ser líder, mas membros do partido dizem que mais deputados também devem se colocar na disputa.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes