Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

PRESIDÊNCIA

Lira se movimenta para anunciar candidato à sucessão; Elmar é favorito

Na cúpula do União Brasil do Congresso Nacional, nome do baiano é dado como escolhido

Gabriela Araújo e Da Redação
Por Gabriela Araújo e Da Redação
Anúncio será feito em coletiva de imprensa
Anúncio será feito em coletiva de imprensa - Foto: Michel Jesus | Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se movimenta para anunciar quem receberá as suas ‘bênçãos’ para concorrer à presidência da casa. A expectativa dos pares é que o anúncio seja feito ainda nesta terça-feira, 3, ou quarta, 4, segundo informou interlocutores ligados ao Congresso Nacional ao Portal A TARDE.

Leia mais

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

>> Lira e Pacheco podem virar ministros de Lula; entenda

>> Lula não irá opinar em eleição da Câmara, diz líder do governo

Na cúpula do União Brasil, os deputados federais acreditam que o líder do maior bloco do Legislativo, Elmar Nascimento (União), terá o nome chancelado pelo progressista, devido a aproximação dos políticos. Desde dezembro, quando o assunto veio à tona, o baiano vem sendo especulado como favorito para o cargo.

"[As chances] de ser Elmar é 100%", disse um parlamentar ao A TARDE.

O anúncio de Lira deve ser feito em coletiva de imprensa, ainda sem data e horário para ser realizado. Inicialmente, o progressista havia comunicado que decidiria sobre o eventual sucessor até o dia 31 de agosto, o que não aconteceu.

Veja também

>> Elmar Nascimento prepara ofensiva para atrair apoio do PT

>> Bahia pode voltar a presidir Câmara dos Deputados após 30 anos

Na tarde de ontem, 2, por sua vez, Lira se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar sobre o tema, em Brasília. Antes, ele havia se reunido com o presidente Lula (PT), fora da agenda do petista, em agosto, para conversar sobre o assunto, mas, deixou o Palácio do Planalto, sem nenhuma definição.

A cadeira do Executivo é cobiçada por outros dois deputados, sendo um baiano, o deputado Antônio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos). As eleições para o cargo acontece em fevereiro de 2025.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Arthur Lira Câmara dos Deputados Elmar Nascimento presidência da Câmara dos Deputados

Relacionadas

Mais lidas