POLÍTICA
Trump taxa em 25% países que negociam com Irã; Lula avalia impacto
Presidente dos EUA anunciou tarifa de 25% para países que fazem negócios com o Irã

Por Yuri Abreu

O governo Lula está aguardando um decreto do governo dos EUA para avaliar o impacto, no Brasil, de uma decisão do presidente Donald Trump de impor uma tarifa de 25% a países que mantiverem negócios com o Irã.
Em publicação nas redes sociais, o republicano afirmou que a nova tarifa entra em vigor de forma imediata.
“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre quaisquer e todas as transações realizadas com os Estados Unidos. Esta ordem é final e conclusiva”, escreveu.
Na mensagem, Trump não detalhou se a medida vale para países que já mantêm relações comerciais com o Irã ou apenas para novas transações.
Relações Brasil e Irã
Em 2025, empresas brasileiras importaram US$ 84,5 milhões do Irã, principalmente ureia, pistache e uvas secas. Já as exportações somaram US$ 2,9 bilhões, com destaque para milho, soja e açúcar.
Leia Também:
No entanto, apesar dos valores envolvidos, o Irã não está entre os 20 principais parceiros comerciais do Brasil, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
O Palácio do Planalto e o Itamaraty ainda não se manifestaram.
Lula deve anunciar baiano para ministério ainda nesta semana
O jurista baiano Wellington César Lima e Silva deve ser anunciado pelo presidente Lula (PT) como novo ministro da Justiça e Segurança Pública, após saída de Ricardo Lewandowski da pasta.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o petista já teria afirmado a auxiliares que avalia a nomeação de Lima e Silva para o cargo, e a expectativa no Palácio do Planalto é que o anúncio seja formalizado nos próximos dias.
Antes de fechar a decisão, porém, Lula ainda pretende ouvir ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dirigentes partidários. Nesse contexto, uma ala do PT de São Paulo tem defendido o nome do deputado federal Rui Falcão (PT-SP).
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



