DECISÃO TOMADA
Lula deve anunciar baiano para ministério ainda nesta semana
Petista já teria afirmado a auxiliares que tomou a decisão

Por Anderson Ramos

O jurista baiano Wellington César Lima e Silva deve ser anunciado pelo presidente Lula (PT) como novo ministro da Justiça e Segurança Pública, após saída de Ricardo Lewandowski da pasta.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o petista já teria afirmado a auxiliares que avalia a nomeação de Lima e Silva para o cargo, e a expectativa no Palácio do Planalto é que o anúncio seja formalizado nos próximos dias.
Leia Também:
Antes de fechar a decisão, porém, Lula ainda pretende ouvir ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dirigentes partidários. Nesse contexto, uma ala do PT de São Paulo tem defendido o nome do deputado federal Rui Falcão (PT-SP).
A eventual escolha facilitaria a reorganização interna do partido no estado, sobretudo diante do cenário eleitoral de 2026.
Trajetória
Wellington César Lima e Silva que já ocupou a função em 2016, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Na gestão Lula 3, ele foi secretário de assuntos jurídicos da Casa Civil, um cargo chave do Palácio do Planalto onde costumava despachar diretamente com o presidente da República.
O jurista deixou a pasta em julho do ano passado, após ser indicado por Lula para assumir o posto de advogado-geral da Petrobras.
Em 2016, Wellington teve uma curta estadia como ministro da Justiça. Como era procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a indicação foi barrada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ele só poderia permanecer no cargo de ministro se pedisse exoneração do MP.
Onze dias após tomar posse, Wellington pediu demissão do MJ e foi substituído pelo vice-procurador geral eleitoral à época, Eugênio Aragão.
Interino
Ainda em meio as definições sobre quem será o novo ministro da Justiça, o presidente Lula (PT) nomeou o número 2 para o comando da pasta em substituição a Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na quinta-feira, 8.
O secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto, foi nomeado para exercer o cargo interinamente. A medida consta em edição do Diário Oficial da União (DOU).
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



