Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Lula bate de frente com Trump e sanciona lei de retaliação econômica

Regra permite ao Brasil aplicar contramedidas contra países

Por Flávia Requião

15/07/2025 - 11:11 h | Atualizada em 15/07/2025 - 11:38
Lula e Trump
Lula e Trump -

Em meio ao anúncio de tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira, 14, o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica.

Leia Também:

A medida, que foi aprovada em abril deste ano e publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, estabelece em que casos e de que forma o governo brasileiro pode retaliar medidas como as impostas por Trump na semana passada.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“O texto estabelece critérios para suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual, em resposta a medidas unilaterais adotadas por países ou blocos econômicos que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira”, diz o governo em nota.

A lei também cria o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, a quem caberá deliberar sobre a aplicação de contramedidas provisórias e acompanhar as negociações para a superação das medidas unilateralmente impostas.

As contramedidas da nova regra podem ser aplicadas em resposta a atos de países ou blocos que:

  • Interfiram nas escolhas legítimas e soberanas do Brasil, procurando impedir ou obter a cessação, a modificação ou a adoção de ato específico ou de práticas no Brasil, por meio da aplicação ou da ameaça de aplicação unilateral de medidas comerciais, financeiras ou de investimentos.
  • Violem ou sejam inconsistentes com as disposições de acordos comerciais ou, de outra forma, neguem, anulem ou prejudiquem benefícios ao Brasil sob qualquer acordo comercial.
  • Configurem medidas unilaterais com base em requisitos ambientais que sejam mais onerosos do que os parâmetros, as normas e os padrões de proteção ambiental adotados pelo Brasil.

Entenda tarifaço

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 9, uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil.

A medida surge como uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na trama dos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).

A nova taxação foi anunciada por meio de uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cobrança entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Lei da Reciprocidade Econômica Lula retaliação comercial tarifas EUA trump

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula e Trump
Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

Lula e Trump
Play

Jerônimo reprova briga de Bolsonaro e Eduardo: “Tem que dar exemplo"

Lula e Trump
Play

Ponte Salvador-Itaparica: o segredo por trás da construção sobre o mar

Lula e Trump
Play

Ponte Salvador–Itaparica deve se tornar novo cartão-postal da Bahia

x