POLÍTICA
Lula estuda manobra para derrubar 'taxa das blusinhas'
Governo sonda partidos do 'Centrão' para discutir tema
Por Cássio Moreira

Integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dentro do Congresso Nacional passaram a sondar parlamentares das siglas do chamado 'Centrão', em movimento que visa revogar a taxa de U$ 50 dólares nas compras internacionais.
Segundo Igor Gadelha, em sua coluna no portal Metrópoles, o presidente Lula acredita que o 'tarifaço' da Casa Branca pode facilitar a revogação do texto, do qual o chefe do Palácio do Planalto teria se mostrado contra desde a aprovação.
Leia Também:
Lula ainda acredita que a derrubada da taxa pode ser encarada como uma gesto de 'gentileza' com o governo chinês, hoje tido como o maior parceiro comercial do Brasil. O setor varejista do país asiático foi um dos mais afetados com a aprovação do projeto.
O que é a taxa da blusinha?
Aprovado em 2024, o imposto sobre importação de compras internacionais determina a taxação em transações nas plataformas de e-commerce como Shein e Shopee a partir de US$ 50 (50 dólares). A medida gerou repercussão negativa na época.
Tarifaço de Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na última semana, a taxação em 50% de produtos brasileiros exportados para o país. Como justificativa, o chefe da Casa Branca acusou o Judiciário de perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes