Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INAUGURAÇÃO

Observatório da Câmara de Salvador inicia trabalhos no Carnaval 2026

Espaço é utilizado como ponto de observação e discussão para o aprimoramento da festa

Redação

Por Redação

12/02/2026 - 19:48 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Abertura do Observatório da Câmara contou a presença de jornalista e vereadores.
Abertura do Observatório da Câmara contou a presença de jornalista e vereadores. -

A Câmara Municipal de Salvador abriu nesta quinta-feira, 12, o Observatório da Casa do Povo, instalado no Circuito Osmar, no Campo Grande. O presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), recebeu a imprensa e os vereadores e apresentou o espaço, tradicionalmente utilizado como ponto de observação e discussão para o aprimoramento da festa.

O prefeito Bruno Reis esteve presente e ressaltou a importância do Observatório e do trabalho dos 43 vereadores para a realização do Carnaval.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No espaço, Carlos Muniz ressaltou que a Câmara de Salvador participa ativamente do processo de construção e aprimoramento do Carnaval da capital baiana e o espaço funciona como esse ponto de encontro para que os vereadores façam suas contribuições enquanto a festa acontece.

“Nosso papel é ouvir as pessoas que participam do Carnaval, que fazem o Carnaval, para que, a partir da Quarta-feira de Cinzas, já sabermos o que será pauta nas reuniões das comissões, principalmente da Comissão Especial do Carnaval. O objetivo é reunir essas ideias e transformá-las em realidade para que o Carnaval de 2027 seja bem melhor do que o deste ano”, disse Carlos Muniz.

Leia Também:

Ainda na conversa com os jornalistas, Muniz falou sobre as pautas que estarão no centro das discussões no plenário da Câmara logo depois do Carnaval, como a divulgação da composição das comissões permanentes e o projeto do Executivo Municipal (PLE 554/2025), que formaliza a criação da Política Municipal de Segurança Pública e Defesa Social em Salvador (PMSPDS).

O presidente reafirmou que, apesar de ser um ano de eleição, os trabalhos seguirão em ritmo intenso, sem prejuízos à discussão de outros temas de interesse da população de Salvador, como transporte público, saúde, educação e a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

“O Executivo vai enviar o PDDU com calma e vamos votar com calma. Trata-se de um tema importante que mexe com a vida das pessoas, o que requer nossa atenção. Vamos ampliar o debate e garantir a participação popular, com a realização de, pelo menos, 20 audiências públicas”, explicou o presidente Carlos Muniz.

Defensor da revitalização do Circuito Osmar, o presidente também comentou sobre a manutenção dessa pauta: “Aqui é o berço do Carnaval de Salvador e símbolo da tradição da festa, que hoje volta a reunir grandes atrações, o que muito me orgulha por todo trabalho realizado também pela Câmara de Salvador”, destacou Muniz.

A abertura oficial do Observatório da Casa do Povo reuniu vereadores e profissionais da imprensa e também contou com a presença do diretor-geral da Câmara, Adriano Gallo; da vice-prefeita Ana Paula Matos; do secretário particular do prefeito, Igor Dominguez; do superintendente da Transalvador, Diego Brito; do secretário municipal de Governo, Cacá Leao; do deputado federal Leo Prates (PDT); do secretário Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), o vereador licenciado Alberto Braga (União); e de outros representantes de órgãos públicos.

Espaço consolidado

O camarote da Câmara Municipal de Salvador já se consolidou como um observatório da folia. O trabalho feito pelos vereadores funciona, ainda, para alertar e combater o trabalho infantil, racismo, exploração sexual de crianças e adolescentes e contribui ano a ano com o combate à violência contra a mulher, por meio da conscientização.

Esta pauta, mais uma vez, estará em debate com a campanha “Meu Corpo Não é Sua Fantasia”, capitaneada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Durante os dias da folia de Momo, os vereadores fazem diagnósticos sobre a estrutura da festa, incluindo aspectos como mobilidade, limpeza, ordenamento do comércio informal, acessibilidade, limpeza urbana, segurança e funcionamento dos serviços públicos.

As observações realizadas no espaço já subsidiaram debates em sessões ordinárias e especiais, além de propostas legislativas e indicações encaminhadas ao Executivo Municipal.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR Carlos Muniz carnaval 2023 Direitos da Mulher. Observatório da Casa do Povo Política Municipal de Segurança

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Abertura do Observatório da Câmara contou a presença de jornalista e vereadores.
Play

Com Jerônimo, Ivete e autoridades: Rotondano assume Tribunal baiano

Abertura do Observatório da Câmara contou a presença de jornalista e vereadores.
Play

Maternidade de Salvador levará nome do deputado Alan Sanches

Abertura do Observatório da Câmara contou a presença de jornalista e vereadores.
Play

Vídeos do STF revelam versões conflitantes de Vorcaro e ex-presidente do BRB

Abertura do Observatório da Câmara contou a presença de jornalista e vereadores.
Play

‘Netflix do governo’ será exibida nas escolas; entenda proposta

x