Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Otto admite mudança em sabatina de Messias ao STF

Senador Otto Alencar (PSD-BA) é presidente da CCJ na Casa

Yuri Abreu
Por
| Atualizada em
Senador Otto Alencar (PSD-BA) é presidente da CCJ
Senador Otto Alencar (PSD-BA) é presidente da CCJ - Foto: Saulo Cruz | Agência Senado

O senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), admitiu a possibilidade de adiamento da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O encontro está previsto para ocorrer do dia 10 de dezembro.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O pessedista afirmou que está aguardando o Palácio do Planalto enviar a mensagem oficial ao Congresso Nacional com a indicação de Messias à Corte.

O procedimento, inclusive, poderia ficar para 2026.

A data foi definida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Essa celeridade, no entanto, tem sido vista como uma represália ao Poder Executivo.

O presidente do Senado apoiava a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à vaga no STF e teria se irritado com a insistência de Lula no advogado-geral da União.

Leia Também:

INDICAÇÃO AO STF

Alcolumbre contraria Wagner e marca sabatina de Messias para dezembro
Alcolumbre contraria Wagner e marca sabatina de Messias para dezembro imagem

TENSÃO

Wagner diz que votação de Messias para o STF pode ficar para 2026
Wagner diz que votação de Messias para o STF pode ficar para 2026 imagem

INDICAÇÃO AO STF

Alcolumbre diz que fará, “no momento oportuno”, sabatina com Messias
Alcolumbre diz que fará, “no momento oportuno”, sabatina com Messias imagem

Alcolumbre contraria Wagner e marca sabatina de Messias para dezembro

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) anunciou na terça-feira, 25, que marcou para o dia 10 de dezembro a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Ele foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no lugar de Luís Roberto Barroso.

O indicado precisa passar por sabatina na CCJ e ter o nome confirmado no Plenário, com maioria absoluta de votos, ou seja, aprovação de 41 senadores.

O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD) disse que a leitura da mensagem da indicação de Messias será lida no próximo dia 3, quando será concedida vista coletiva.

O senador Weverton (PDT-MA) será o relator da indicação. De acordo com Otto, se o nome for aprovado na CCJ, será encaminhado imediatamente ao Plenário.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Davi Alcolumbre Jorge Messias otto alencar Senado STF

Relacionadas

Mais lidas