INDICAÇÃO AO STF
Alcolumbre diz que fará, “no momento oportuno”, sabatina com Messias
Presidente do Senado diz que conduzirá processo “com absoluta normalidade”

Por Anderson Ramos

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se manifestou sobre a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia Também:
Em nota, Alcolumbre disse que o Senado conduzirá a sabatina que vai analisar e deliberar sobre a indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), “com absoluta normalidade”.
Ainda de acordo com o comunicado, o senador afirma que fará a sabatina, “no momento oportuno”.
Veja a nota na íntegra:
O Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, toma conhecimento, com respeito institucional, da manifestação pública do indicado ao Supremo Tribunal Federal.
Reafirma que o Senado Federal cumprirá, com absoluta normalidade, a prerrogativa que lhe confere a Constituição: conduzir a sabatina, analisar e deliberar sobre a indicação feita pelo Presidente da República.
Cada Poder da República atua dentro de suas próprias atribuições, preservando o equilíbrio institucional e o respeito aos ritos constitucionais.
E o Senado assim o fará, no momento oportuno, de maneira que cada senador e cada senadora possa apreciar devidamente a indicação e manifestar livremente seu voto.
Insatisfação
Davi Alcolumbre mostrou insatisfação com a indicação de Jorge Messias, para a vaga de Luís Roberto Barroso no STF. Segundo a jornalista Daniela Lima, do Uol, Alcolumbre avisou a aliados que o presidente Lula não o comunicou previamente da escolha e que rompeu com Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.
Como amostra do descontentamento, Alcolumbre decidiu pautar projetos que desagradam o governo Lula. Um dos projetos pautados para a semana é o que regulamenta a aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, considerado uma bomba fiscal.
Cálculos do Ministério da Fazenda apontam que o impacto para os cofres públicos deve ser de mais de R$ 20 bilhões em 10 anos.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



