Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Petistas citam 'sacrifício' de Rui Costa, mas pedem cautela com PSD

Palácio de Ondina observa movimentos de Angelo Coronel

Cássio Moreira

Por Cássio Moreira

13/01/2026 - 16:48 h
Rui Costa ao lado de Angelo Coronel e Jaques Wagner
Rui Costa ao lado de Angelo Coronel e Jaques Wagner -

Petistas já consideram consolidada a 'chapa do governadores', encabeçada por Jerônimo Rodrigues (PT), candidato à reeleição em outubro, e com Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT) postulantes ao Senado. O PSD, principal aliado do PT no estado, segue sendo visto com 'cautela' dentro do tabuleiro.

Nomes consultados pelo Portal A TARDE, sob condição de anonimato, avaliam que o Palácio de Ondina deve observar os acenos da oposição para o senador Angelo Coronel, filiado ao PSD, que hoje seria preterido da majoritária. O entendimento é que uma compensação, não só ao parlamentar, mas também ao partido, seria essencial para evitar o fim da aliança histórica.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Chefe da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rui Costa (PT) foi mencionado pelos mesmos nomes ouvidos, que citaram o 'sacrifício' feito por ele em 2022, quando desistiu de renunciar ao mandato de governador e recuou de uma candidatura ao Senado.

Leia Também:

Um deputado reforçou que a base governista não deve medir esforços para contornar qualquer indício de crise entre os dois partidos.

"A gente tem que fazer o máximo esforço para contornar qualquer dificuldade com o PSD e com Coronel", afirmou o parlamentar, que pontuou considerar o PSD como peça "fundamental" no tabuleiro político local.

"Essa chapa puro-sangue está vingando. Não digo que bateu o martelo, mas acredito que é uma questão muito importante de ser resolvida. O PSD é fundamental para o nosso time", destacou.

Sacrifício de Rui Costa

O recuo de Rui Costa foi mencionado por um aliado importante do grupo governista, que defendeu a chapa encabeçada pelos três petistas. Para a fonte, o ministro baiano tem, por direito, prerrogativa para reivindicar o espaço na majoritária.

"Se a gente for olhar o histórico do que aconteceu, não é só o fato da gente ter dois ex-governadores, mas o fato de compreender o esforço que foi feito por Rui, que queria ser senador desde lá (2022), mas desistiu para ficar na cadeira de governador", defendeu.

A mesma pessoa pontuou que o grupo trabalhou em conjunto para eleger Coronel em 2018, quando ele conseguiu uma das cadeiras no Senado com Jaques Wagner. Na sua avaliação, "Rui fez campanha como um militante" para o aliado.

"Todos nós trabalhamos muito para eleger Coronel [...] Ele teve todo nosso apoio, especialmente de Rui e de Wagner. Rui fez campanha para Coronel como um militante. Então, essas questões todas devem ser colocadas na mesa. A gente tem que contornar esse histórico também. Acho que a gente vai conseguir resolver essa situação com Coronel", afirmou.

Três nomes para duas vagas

Angelo Coronel (PSD), Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT) disputam as duas cadeiras da chapa de Jerônimo para a disputa pelo Senado. Chefe da Casa Civil, Rui é o único dos três que está sem cargo eletivo. A tendência, segundo apuração do Portal A TARDE, é de que Coronel seja o nome preterido do bloco.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Angelo Coronel Bahia eleições governador Jerônimo Rodrigues PSD Rui Costa Senado

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rui Costa ao lado de Angelo Coronel e Jaques Wagner
Play

Vídeo: deputada é atingida por explosivo na cabeça durante entrevista

Rui Costa ao lado de Angelo Coronel e Jaques Wagner
Play

Ex-prefeito baiano se revolta com a PM e diz: "não vamos deixar barato"

Rui Costa ao lado de Angelo Coronel e Jaques Wagner
Play

8 de janeiro: Jerônimo Rodrigues surge ao lado de Lula no Planalto

Rui Costa ao lado de Angelo Coronel e Jaques Wagner
Play

Hilton Coelho queima bandeira dos EUA em protesto; assista

x