Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MEIO-TERMO

PL da Anistia: novo texto prevê reviravolta para condenados do 8/1

Texto mais brando está sendo discutido entre presidentes da Câmara e do Senado

Redação

Por Redação

18/06/2025 - 17:27 h
Manifestação para pedido de Anistia
Manifestação para pedido de Anistia -

Em meio às resistências do Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados deve receber uma proposta mais branda do projeto de lei que concede redução de pena para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A nova proposição, que vem sendo discutida, pretende incluir os foragidos no exterior, isto é, os brasileiros que fugiram para a Argentina e para o Uruguai, após condenação expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Estima-se que 200 pessoas que estiveram envolvidos nos atos deixaram o Brasil para se abrigar em países vizinhos. Desse número, ao menos 61 tiveram prisão expedida pela Justiça Argentina.

O texto ainda deve excluir dois agravantes da pena dos condenados por participarem dos atos criminosos, o que deve levá-los a cumprirem penas em regime aberto ou semiaberto.

Leia Também:

A proposta vem sendo discutida entre os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre. Segundo informações da CNN, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também participa das discussões.

A tendência é de que o PL se posicione publicamente contra a proposta. Mas que, no momento da votação, vote a favor do texto, uma vez que a sigla tem ajudado na formulação da proposta de meio-termo.

Greve de fome

Os familiares dos presos pelos atos criminosos de 8 de janeiro cogitam adotar o que estão chamando de "solução Glauber Braga", com greve de fome, como uma estratégia para pressionar a aprovação do Projeto de Lei da Anistia.

Conforme apuração da CNN, o objetivo é que os parentes e os parlamentares iniciem uma greve de fome dentro do Congresso Nacional para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar, em regime de urgência, o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelo suposto plano de golpe de Estado.

Entenda projeto

Apresentado pelo ex-deputado federal Vitor Hugo (PL-GO), o Projeto de Lei 2858/2022 trata sobre a anistia para os envolvidos no 8 de janeiro de 2023. Além do texto original, outras propostas relacionadas ao assunto foram apensadas ao PL.

"Ficam anistiados manifestantes, caminhoneiros, empresários e todos os que tenham participado de manifestações nas rodovias nacionais, em frente a unidades militares ou em qualquer lugar do território nacional do dia 30 de outubro de 2022 ao dia de entrada em vigor desta Lei", diz trecho do projeto.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

congresso nacional PL da Anistia Política

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Manifestação para pedido de Anistia
Play

Vídeo: Trump passa por 'perrengue' antes de discurso na ONU

Manifestação para pedido de Anistia
Play

PEC da Blindagem: deputado baiano engrossa fila de arrependidos

Manifestação para pedido de Anistia
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Manifestação para pedido de Anistia
Play

Jerônimo 'dá bronca' em deputado e cutuca ACM Neto em evento na Bahia

x