Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

PL tenta manobra para salvar mandato de Eduardo Bolsonaro

Líder do partido apresenta projeto para permitir renovação de licença após deputado viajar para os Estados Unidos

Por Da Redação

15/07/2025 - 18:20 h
Deputado licenciado foi embora do Brasil no início deste ano
Deputado licenciado foi embora do Brasil no início deste ano -

O PL, partido da família Bolsonaro, irá tentar uma manobra para salvar o mandato do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), que decidiu continuar no Estados Unidos após alegar ser vítima de perseguição política.

Leia Também:

Líder da legenda na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) apresentou um projeto que altera o regimento interno da Casa e permite que afastamentos de mandato possam ser prorrogados em caso de licença por interesse particular.

“O deputado poderá obter licença para tratar, sem remuneração, de interesse particular, pelo prazo de até cento e vinte dias, podendo ser renovado uma única vez por sessão legislativa”, afirma o texto.

Ainda de acordo com a alegação, a proposta vista equipar a licença com a de funcionários públicos, que podem tirar até três anos de licença. Caso a proposta seja aceita, Eduardo poderia manter seu mandato por pelo menos mais 4 meses.

“No serviço público, essa licença pode ser concedida por até três anos. Ou seja, esse prazo é maior que o prazo concedido aos deputados federais. Tal assimetria deve ser equilibrada para trazer equidade aos ocupantes dos cargos eletivos. Ademais, vale lembrar que a licença para tratar de interesses particulares dar-se-á sem remuneração”, diz Sóstenes.

Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Eduardo, que é apontado como um dos mentores do 'tarifaço' de 50% das transações comerciais envolvendo o Brasil, imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que deverá renunciar ao mandato nos próximos dias.

"Se for o caso de perder o mandato, vou perder o mandato e continuar aqui. O trabalho que estou fazendo aqui é mais importante do que o trabalho que eu poderia fazer no Brasil. No Brasil, o STF, quer dizer, Alexandre de Moraes, ia tentar colocar uma coleira em mim, tirar meu passaporte, me fazer de refém, ficar ameaçando, como ele sempre faz", afirmou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

eduardo bolsonaro Família bolsonaro interesse particular licença deputado mandato parlamentar Perseguição política PL partido projeto lei regimento Câmara sóstenes cavalcante

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Deputado licenciado foi embora do Brasil no início deste ano
Play

Clima esquenta na Câmara: Motta e Jordy trocam acusações

Deputado licenciado foi embora do Brasil no início deste ano
Play

Janones diz que teve pênis apalpado em briga no Congresso; entenda polêmica

Deputado licenciado foi embora do Brasil no início deste ano
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Deputado licenciado foi embora do Brasil no início deste ano
Play

No Brics, Lula revela torcida pelo Fluminense no Mundial; assista

x