POLÍTICA
Preço do café dispara nos EUA após taxação de Trump ao Brasil
Brasil é o maior produtor do mundo de café há mais de 150 anos
Por Eduardo Dias

A medida do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sobretaxar as exportações do Brasil em 50% começou surtir efeito, só que internamente. Isso porque, de acordo com o jornal diário New York Post, o preço do café no país está em alta depois do anúncio da nova tarifa.
O Brasil é o maior produtor de café do mundo, mantendo essa posição há mais de 150 anos. Em 2024, o país foi responsável por cerca de 36,8% da produção global. Com isso, o Brasil lidera o mercado global de café. Hoje, os EUA são o principal comprador de café do Brasil.
Leia Também:
Trump taxa o Brasil em 50%: saiba os produtos mais exportados para os EUA
Deputados baianos votam moção de louvor a Trump horas antes de taxação ao Brasil
Taxação do Brasil faz Jerônimo apontar 'castigo' de Trump ao setor produtivo
Isidório compara Trump a 'dono de boca de fumo' em meio à crise Brasil-EUA
De acordo com a publicação, os contratos futuros de café arábica na Intercontinental Exchange foram elevados para US$ 288,67 por libra, representando um ganho diário de 0,99%.
O que alega Trump
Trump anunciou na quarta-feira, 9, uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A medida surge como uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na trama dos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Por meio de carta publicada nas redes sociais, ele alegou que “a forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, inicia o texto de Trump.
Na mensagem, Trump considera a relação comercial entre os país como desequilibrada e “longe de ser recíproco”. Nesse sentido, o presidente americano diz ser necessário o afastamento com o Brasil.
“Entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual”.
E termina a carta dizendo: “Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do relacionamento com seu país. O senhor nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América”.
Superávit comercial
No entanto, apesar de Trump alegar relação desequilibrada com o Brasil, os Estados Unidos reportaram um superávit comercial de US$ 7,4 bilhões com o país em 2024, de acordo com o Escritório do Representante Comercial dos EUA e noticiado pelo New York Post.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes