Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Prefeito é afastado de cargo durante operação da Polícia Federal

Rodrigo Manga é investigado por irregularidades em contratos da área da Saúde no município

Redação

Por Redação

06/11/2025 - 10:36 h
Rodrigo Manga
Rodrigo Manga -

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias nesta quinta-feira, 6, durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, deflagrada pela Polícia Federal. O vice-prefeito, Fernando Neto (PSD), assumirá interinamente a administração municipal.

O afastamento foi determinado pela Justiça a pedido da PF, que investiga possíveis irregularidades em contratos da área da Saúde no município. Além do afastamento, a operação resultou na prisão de duas pessoas.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Manga se manifestou nas redes sociais sobre a decisão judicial que o afastou temporariamente do cargo. "Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. Eu aqui em Brasília, ontem eu fui em frente o Palácio da Justiça, falei que tem que colocar o Exército na rua, rodei o congresso, os deputados me receberam super bem, falando: 'Manga, cuidado, está aparecendo muito, estão tentando aí", disse.

Leia Também:

"O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles e você tem sido uma ameaça, tanto na questão do Senado, como em outros cargos. Gente, não deu outra", publicou em suas redes sociais.

Eleito em 2020 para comandar a prefeitura depois de dois mandatos de vereador, Rodrigo Manga era vendedor de veículos em uma rede de lojas de Sorocaba. Ele começou a ficar popular ao aparecer em vídeos anunciando os veículos.

Investigações

Segundo a PF, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, além da aplicação de medidas cautelares como a suspensão de função pública do prefeito e proibição de contato com determinadas pessoas.

A Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens de alguns dos investigados, no valor aproximado de R$ 6,5 milhões, informou a PF.

A operação é um desdobramento da operação Copia e Cola, que começou em abril deste ano, com o objetivo desarticular uma organização suspeita de desvios de recursos públicos na área da saúde por meio de uma Organização Social (OS). Os materiais analisados na primeira fase permitiram a identificação de novas pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

operação polícia federal rodrigo manga Saúde sorocaba

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rodrigo Manga
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Rodrigo Manga
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Rodrigo Manga
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Rodrigo Manga
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

x