Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

PT realiza eleições internas; veja candidatos

Sigla escolherá presidente e diretórios estaduais

Cássio Moreira
Por Cássio Moreira
| Atualizada em
PT realiza eleições neste domingo, 6
PT realiza eleições neste domingo, 6 - Foto: Alessandro Dantas | PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza neste domingo, 6, o Processo de Eleições Diretas (PED), que vai eleger o novo presidente nacional da sigla e os membros dos diretórios estaduais e municipais.

A votação, que teve início às 9h, se encerra às 17h. Filiados que estão no exterior também poderão escolher o presidente do partido, cargo hoje ocupado pelo senador Humberto Costa.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

MUNDO

Enchentes no Texas deixam 59 mortos; Lula lamenta
Enchentes no Texas deixam 59 mortos; Lula lamenta imagem

POLÍTICA

Crise? Xi Jinping ignora cúpula do Brics no Brasil
Crise? Xi Jinping ignora cúpula do Brics no Brasil imagem

POLÍTICA

Advogado de Bolsonaro rebate acusações de Mauro Cid
Advogado de Bolsonaro rebate acusações de Mauro Cid imagem

Concorrem ao posto Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social no governo Dilma Rousseff; Rui Falcão, deputado federal e presidente do PT entre 2011 e 2017; Romênio Pereira, fundador do PT e membro da executiva nacional; e Valter Pomar, historiador e dirigente nacional do partido.

O prazo para a divulgação dos resultados e lançamento no sistema nacional é até às 14h da segunda, 7. Caso nenhum candidato atinja mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno no dia 20 de julho.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou seu voto. O momento foi divulgado pela página do PT nas redes sociais.

Presidência do PT baiano

O PT baiano conta com cinco candidaturas. Atual presidente da legenda no estado, Éden Valadares optou por não tentar a reeleição, apoiando Tassio Brito.

Também concorrem à sucessão Rodrigo Pereira, Paulo Riela, Gabriel Cavalcante e a dupla Jonas Paulo e Elen.

Após registrar seu voto, Éden reforçou a importância do processo democrático dentro do partido.

"Nós estamos organizados em mais de 380 cidades para o PED. Então, a nossa expectativa é que tudo ocorra bem, em clima de civilidade, de cidadania petista, de ampla participação. Esperamos que esse PED seja maior do que o que foi em 2019. Em 2019, fui eleito com a participação de mais de 32 filiadas e filiadas. A expectativa é que esse ano a gente consiga superar essa meta e que o partido saia mais unificado desse processo", afirmou o dirigente petista.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

eleições PT

Relacionadas

Mais lidas