PRÉDIO HISTÓRICO
Reforma milionária do Solar Boa Vista começa a sair do papel
Imóvel está em ruínas desde incêndio ocorrido em 2013

Por Anderson Ramos

A reforma do prédio histórico do Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, deu um importante passo para sair do papel. A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), anunciou a empresa responsável pela obra de estabilização da edificação do imóvel.
Leia Também:
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a Construtora Pentágono foi contratada na modalidade de dispensa de licitação pelo valor de R$ 1,1 milhão. Ainda de acordo com o documento, a empresa terá oito meses para concluir o serviço.
No início do ano, o Governo da Bahia anunciou um plano para a revitalização do espaço, o que inclui a requalificação do Solar Boa Vista e do Cine Teatro Solar Boa Vista.
Além disso, foram prometidas instalações urbanas como quadras, parquinhos, mesas de jogos e anfiteatros e a reestruturação das áreas verdes. A nova ocupação prevê ainda a construção de edificações destinadas a práticas artísticas e culturais.
O governo previa que, ainda em 2025, seriam realizadas ações de roçagem e poda de árvores em todo parque. Está prevista a contratação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização do Concurso Nacional de Arquitetura e, consequentemente, a seleção do projeto arquitetônico que orientará as obras de restauro, construção e paisagismo do espaço. Para esta fase do projeto serão investidos R$ 5 milhões.
Prédio histórico
Construído no século XVIII, o solar ficou conhecido por ter sido residência da família de Castro Alves: o pai do poeta, o médico Antônio José Alves, transformou o solar em casa de saúde e o filho até dedicou um de seus poemas, o “A Boa Vista”, ao local.

Em 1869 o Solar Boa Vista foi adquirido pelo governo da Bahia, que em 1874, instalou ali o Asilo São João de Deus (renomeado depois como Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira).
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na década de 1940, o Solar Boa Vista já foi sede da Prefeitura de Salvador (1983-1985) e da Secretaria Municipal de Educação (1986). Em 2013 um violento incêndio destruiu parte do solar e afastou qualquer nova instalação da edificação.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



