MUDANÇAS
Reforma ministerial deve avançar com troca na pasta das Mulheres
Cida Gonçalves deve dar lugar a Márcia Lopes comando do ministério
Por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve seguir com a reforma ministerial nos próximos dias. Segundo O Globo, já é certa a troca de Cida Gonçalves por Márcia Lopes na chefia do Ministério das Mulheres. Uma reunião na tarde desta sexta-feira, 2, deve sacramentar a mudança.
Leia Também:
Segundo a publicação, havia expectativa de que a troca acontecesse antes do feriado do Dia do Trabalho, mas o presidente mais uma vez protelou o anúncio. A saída de Cida Gonçalves, filiada ao PT, já é dada como certa desde o começo do ano, apesar da proximidade da ministra com a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.
Márcia Lopes, também filiada ao PT, é irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula. Formada em assistência social, foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social no segundo mandato de Lula. Em 2010, comandou a pasta por nove meses. Dois anos depois, disputou a prefeitura de Londrina e ficou em terceiro lugar.
Além do Ministério das Mulheres, ainda há possibilidade de Lula mudar a Secretaria-Geral da Presidência, que hoje tem Márcio Macêdo como ministro. A reforma também deve contemplar a bancada do PSD na Câmara. Os deputados do partido estão insatisfeitos com o Ministério da Pesca, hoje com André de Paula, e querem uma pasta maior.
Outras mudanças
Lula vem fazendo sucessivas trocas nos comandos de ministérios desde o início do ano. Até o momento, as mudanças aconteceram na Secretaria de Comunicação Social (Secom), na Saúde e na Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Na primeira pasta, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) deu lugar ao marqueteiro Sidônio Palmeira. Na segunda, Nisia Trindade foi substituída por Alexandre Padilha, que estava na SRI, assumida por Gleisi Hoffmann.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes