ESCÂNDALO DO INSS
AtlasIntel: maioria dos brasileiros quer demissão de Lupi
Ministro da Previdência Social está sob pressão após fraude do INSS
Por Redação

Maioria dos brasileiros é a favor de que o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) demita o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, após o escândalo envolvendo um desvio milionário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), revelada pela Polícia Federal (PF), por meio da Operação Sem Desconto.
O levantamento divulgado pelo AtlasIntel/CNN, parceiro de A TARDE, nesta quinta-feira, 1, mostra que 85,3% dos brasileiros querem a destituição de Lupi do posto. Já outros 8,7% defendem a permanência do presidente nacional do PDT na cadeira do ministério. Outros 6% dos entrevistados não souberam responder o questionamento.
A maioria do público que quer a exoneração de Lupi votou no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022, conforme revelam os dados coletados pelo instituto.
Leia Também:
A pesquisa mostrou também que 84,4% dos participantes acompanhou de forma constante as notícias sobre o escândalo no INSS, enquanto 15,6% disseram que ouviram falar do esquema, mas sabem pouco sobre o assunto.
Região
A região que mais acredita na demissão do ministro da Previdência Social é o Sul, sendo 90,2% dos entrevistados. A opinião é seguida pelo Norte e Centro-Oeste, com 86,3%, e Nordeste, com 85,6%.
Mulheres lideram
O levantamento revela ainda que são as mulheres que mais desejam a queda de Lupi. Elas representam 86,9% da sondagem ante 83,3% dos homens, com base nos dados apresentados pela sondagem. A faixa etária dominante deste público é de 25 a 34 anos.
A pesquisa AltasIntel/CNN foi feita entre os dias 29 de abril e 1 de maio, ouvindo mil pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Operação Sem Desconto
A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal, na terça-feira, 29, investiga um suposto esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da Controladoria Geral da União (CGU) cumpriram 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão.
As investigações da PF identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.
AtlasIntel/A TARDE
O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.
Em 2024, a AtlasIntel continuou sua parceria com A TARDE, tendo divulgado pesquisas em diversas cidades do estado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes