Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Rodrigo Pacheco deixa presidência do Senado e é cotado para Ministério

Parlamentar deixa cargo neste sábado, 1

Por Redação

31/01/2025 - 9:11 h
Rodrigo Pacheco foi eleito Senador em 2018 para cumprir mandato até 2026
Rodrigo Pacheco foi eleito Senador em 2018 para cumprir mandato até 2026 -

Em seu segundo mandato, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), encerra o cargo à frente da Casa no próximo sábado, 1, para assumir um cargo na Esplanada dos Ministérios nos próximos meses. A informação é da CNN Brasil.

O parlamentar deixa como saldo uma relação próxima com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Rodrigo Pacheco assumiu a presidência do Senado em 2021, pela primeira vez ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e foi reconduzido ao cargo em 2023.

Ambos os mandatos foram impulsionados pelo aliado Davi Alcolumbre (União-AP), favorito para suceder o parlamentar à frente do cargo neste ano. Nos últimos meses, Rodrigo Pacheco se aproximou do presidente Lula e chegou a viajar com o mandatário para a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nos Estados Unidos, e também ao Oriente Médio para a COP28.

Leia Também:

O parlamentar recebeu elogios públicos de Lula pela concessão da BR-381/MG, assinada pelo governo federal e pela sanção do projeto de renegociação da dívida dos estados no início deste ano. Em pronunciamento na última quinta-feira, 30, o petista disse ainda querer que “Pacheco seja governador de Minas Gerais“.

Outro ponto destaque na gestão de Rodrigo Pacheco, além da aproximação com o Executivo foi a relação com o Judiciário. O parlamentar foi pressionado pela oposição para pautar pedidos de impeachment contra ministros da Suprema Corte, mas disse publicamente que a mobilização se tratava de “lacração e engajamento de redes sociais pautado no desequilíbrio”.

Antes de chegar a presidência do Senado, Rodrigo Pacheco cumpria seu primeiro mandato como senador, ele foi eleito em 2018 e ocuparia o cargo até 2026. Antes, exerceu um mandato como deputado federal e foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Enquanto presidente do Senado, Rodrigo Pacheco foi autor do projeto que ampliou a capacidade de compra de vacinas contra a Covid-19. Pacheco também esteve à frente da Casa durante o funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

Como legado, o até então presidente da Casa tem como legado a aprovação dos projetos de renegociação da dívida dos estados com a União e da regulamentação da inteligência artificial, ambos também de sua autoria e aprovados no ano passado.

O parlamentar foi autor também de projetos polêmicos que geraram debates extensos no Senado, na sociedade civil e nos Demais Poderes, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Drogas, que criminaliza a posse ou o porte de qualquer quantidade de entorpecentes. O texto foi aprovado pelo Senado com placar largo e encaminhado à Câmara dos Deputados.

Rodrigo Pacheco também escreveu a chamada PEC do Quinquênio, que prevê o pagamento de uma parcela mensal de “valorização por tempo de exercício” para membros do Judiciário e do Ministério Público.

O texto foi mal recebido, já que a tramitação ocorreu em meio a um esforço do governo para conter gastos. O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mas não teve avanços no plenário da Casa.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Lula ministério presidência Rodrigo Pacheco Senado

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rodrigo Pacheco foi eleito Senador em 2018 para cumprir mandato até 2026
Play

Vídeo: ministro do STJ faz piada xenofóbica sobre baianos em sessão

Rodrigo Pacheco foi eleito Senador em 2018 para cumprir mandato até 2026
Play

Governo da Bahia recebe prêmio por campanha sobre inclusão nas escolas

Rodrigo Pacheco foi eleito Senador em 2018 para cumprir mandato até 2026
Play

Bolsonaro provoca e ataca mulheres petistas: "Incomíveis"; assista

Rodrigo Pacheco foi eleito Senador em 2018 para cumprir mandato até 2026
Play

Deputado leva ovos e café para a Alba em protesto contra Lula; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA