Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Senadores brasileiros iniciam negociações com EUA sobre tarifas

Agenda oficial dos parlamentares no país começa nesta segunda-feira

Flávia Requião

Por Flávia Requião

28/07/2025 - 7:00 h
Tereza Cristina, Nelsinho Trad (gravata rosa) e Jaques Wagner (gravata amarela) nos EUA
Tereza Cristina, Nelsinho Trad (gravata rosa) e Jaques Wagner (gravata amarela) nos EUA -

A agenda oficial da comitiva de senadores, que está nos Estados Unidos para tentar negociar as tarifas impostas ao Brasil, começa nesta segunda-feira, 28. Uma série de reuniões com congressistas norte-americanos e representantes do setor produtivo do país serão realizadas.

Leia Também:

A programação inicia a quatro dias antes da sobretaxa anunciada pelo presidente Donald Trump entrar em vigor, no dia 1º de agosto.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ao todo, oito parlamentares participam da delegação, são eles:

  • Nelsinho Trad (PSD-MS)
  • Tereza Cristina (PP-MS)
  • Jaques Wagner (PT-BA)
  • Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
  • Rogério Carvalho (PT-SE)
  • Carlos Viana (Podemos-MG)
  • Fernando Farias (MDB-AL)
  • Esperidião Amin (PP-SC)

Hoje pela manhã, o grupo já tem reuniões na Embaixada do Brasil em Washington. De tarde, a comitiva segue até a sede da U.S. Chamber of Commerce, uma organização de empresários, onde se encontram com lideranças e representantes do Brazil-U.S. Business Council.

Veja agenda completa da comitiva nos EUA:

Segunda-feira, dia 28 de julho

  • Encontro na residência oficial da Embaixadora do Brasil em Washington
  • Reunião na U.S. Chamber of Commerce
  • Participação do Brazil-U.S. Business Council

Terça-feira, dia 29 de julho

  • Encontros estratégicos com autoridades norte-americanas
  • Cobertura exclusiva da assessoria oficial da missão

Quarta-feira, dia 30 de julho

  • Reunião na Americas Society / Council of the Americas
  • Coletiva de imprensa

Os senadores chegaram nos EUA neste fim de semana e se reuniram na noite de sábado, 26, para alinhar os pontos que serão abordados durante a viagem.

Os parlamentares estão tentando reverter ou adiar a aplicação das tarifas anunciadas por Trump. No último dia 9 de julho, o presidente norte-americano anunciou tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto e relacionou a medida à ação penal em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é réu.

A viagem foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do Senado.

Entenda o tarifaço

No início do mês, Trump anunciou a imposição de uma sobretaxa de 50% nos produtos brasileiros exportados para o país. A medida, segundo o chefe da Casa Branca, que também trava uma guerra comercial com o Brics, bloco econômico do qual o Brasil faz parte, é uma retaliação ao que ele considerada uma perseguição judicial ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos —, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente", afirmou Trump na carta endereçada ao Brasil.

O Brasil é um dos principais parceiros comerciais o qual se destaca pelas exportações de commodities a países considerados subdesenvolvidos como a China e até mesmo o país norte-americano que implica medidas econômicas reprovadas até mesmo para os seus patriotas. Mas ainda mais prejudicial pode ser a taxação para os exportadores baianos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

estados unidos senadores Tarifas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Tereza Cristina, Nelsinho Trad (gravata rosa) e Jaques Wagner (gravata amarela) nos EUA
Play

Trump diz que ataque a barco da Venezuela deixou 11 traficantes mortos

Tereza Cristina, Nelsinho Trad (gravata rosa) e Jaques Wagner (gravata amarela) nos EUA
Play

Bolsonaro no STF: ex-presidente aparece e diz acompanhar julgamento

Tereza Cristina, Nelsinho Trad (gravata rosa) e Jaques Wagner (gravata amarela) nos EUA
Play

Vídeo: Bispo ora para Nossa Senhora livrar Brasil do comunismo

Tereza Cristina, Nelsinho Trad (gravata rosa) e Jaques Wagner (gravata amarela) nos EUA
Play

Ponte Salvador–Itaparica terá pistas que mudam conforme trânsito; veja

x