Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

STF condena núcleo 4 da trama golpista; Fux vota contra

Votação foi encerrada na noite desta terça-feira, 21

Cássio Moreira

Por Cássio Moreira

21/10/2025 - 20:49 h
Luiz Fux diverge dos demais ministros da Corte
Luiz Fux diverge dos demais ministros da Corte -

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na noite desta terça-feira, 21, pela condenação dos integrantes do núcleo 4 da trama golpista que culminou no 8 de janeiro. Foram quatro votos a um, com a divergência do ministro Luiz Fux.

Votaram pela condenação os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Ao divergir dos colegas de Turma, Fux afirmou não ter achado conexão entre pontos centrais apontados na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

"Mantenho a minha percepção de que nós tivemos três momentos. Tivemos o momento do processo eleitoral, tivemos o momento do Plano Punhal Verde Amarelo e tivemos o momento do 8 de janeiro. Eu não enxergo nenhuma conexão entre esses fatos", afirmou Fux.

Injustiça

Luiz Fux ainda fez autocrítica de seus votos anteriores em julgamentos sobre o 8 de Janeiro, afirmando ter cometido uma "injustiça" ao votar pela condenação nas demais ocasiões.

"Meu entendimento anterior, julgamos muitos casos, embora amparado pela lógica da urgência, incorreu injustiças que o tempo e a consciência já não me permitiam sustentar", argumentou o ministro, que ainda revelou os planos de deixar a Primeira Turma do STF.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

8 de janeiro STF supremo tribunal federal

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Luiz Fux diverge dos demais ministros da Corte
Play

Vídeo: deputado grita durante discussão na Alba: "Venha para tribuna"

Luiz Fux diverge dos demais ministros da Corte
Play

Luto verde? Marina Silva reage após derrubada polêmica do PL da Devastação

Luiz Fux diverge dos demais ministros da Corte
Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

Luiz Fux diverge dos demais ministros da Corte
Play

Veja a primeira foto de Bolsonaro após prisão preventiva na sede da PF

x