Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TAXAÇÃO VALENDO

Tarifaço entra em vigor e governo Lula prepara plano de contingência

Medida pode gerar um impacto significativo na economia brasileira

Redação

Por Redação

06/08/2025 - 7:24 h | Atualizada em 06/08/2025 - 12:28
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump -

A tarifa de importação de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros entra em vigor nesta quarta-feira, 6. O mercado norte-americano é o segundo principal destino das exportações brasileiras, atrás apenas da China.

A medida foi anunciada pelo presidente Donald Trump no dia 9 de julho, foi oficializada no dia 30 do mesmo mês e na prática acrescenta 40% na alíquota anterior.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O republicano justificou que a ação é uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na trama dos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia Também:

Embora quase 700 produtos estejam isentos do tarifaço neste momento, a elevação da taxa atinge em cheio alguns dos principais setores exportadores do Brasil, como a carne bovina, café, frutas, máquinas agrícolas e industriais, móveis, têxteis, calçados, entre outros.

Apesar de desidratada, a medida pode gerar um impacto significativo na balança comercial, na arrecadação e na geração de empregos em setores estratégicos da economia nacional.

Plano de contingência

O governo Lula prepara um plano para mitigar os efeitos do tarifaço norte-americano aos produtos brasileiros. Na noite de terça-feira, 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ajustou os últimos detalhes do plano de socorro aos setores mais afetados.

O mandatário recebeu no Planalto o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Rui Costa (Casa Civil).

Parte do plano de contingência inclui:

  • Linhas de crédito para pequenos produtores;
  • Compras governamentais de produtos que teriam como destino aos Estados Unidos;
  • Reativação do Programa Seguro-Emprego que permite a redução da jornada e dos salários, semelhante ao que aconteceu na pandemia;
  • Ampliação do Programa Reintegra para pequenas empresas exportadoras que permite recuperar parte dos tributos pagos ao longo da cadeia produtiva.
  • Existe a expectativa que os detalhes do plano do governo sejam apresentados ainda nesta quarta.

Impacto

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o tarifaço norte-americano afetará 4% das exportações brasileiras, mas que, desse total, 2% já terão um destino alternativo. A declaração foi dada nesta terça-feira, 5, durante a 5ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.

O ministro lembrou que as exportações para os Estados Unidos já representaram 25% do que o país envia ao exterior, ressaltando, no entanto, que “graças a política do governo Lula, ainda em 2003, de abrir os mercados para os produtos brasileiros, elas [exportações para os EUA] representam agora 12%. Desses 12%, 4% são afetados pelo tarifaço”.

“E dos 4%, mais de 2% terão, naturalmente, outra destinação porque são commodities com preço internacional que vão encontrar o seu destino no curto ou no médio prazo”, acrescentou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Donald Trump governo Lula plano de contigência tarifaço

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente dos EUA, Donald Trump
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Presidente dos EUA, Donald Trump
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Presidente dos EUA, Donald Trump
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Presidente dos EUA, Donald Trump
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x