Tenente-coronel é preso suspeito de participar de atos em Brasília | A TARDE
Atarde > Política

Tenente-coronel é preso suspeito de participar de atos em Brasília

Décima fase da Operação Lesa Pátria está sendo deflagrada em sete estados e no Distrito Federal

Publicado terça-feira, 18 de abril de 2023 às 10:50 h | Atualizado em 18/04/2023, 11:22 | Autor: Da Redação

A Polícia Federal (PF) cumpre 16 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão, nesta terça-feira, 18, contra suspeitos de envolvimento nos atentados do dia 8 de janeiro, em Brasília. Até o momento, duas pessoas foram presas, o tenente-coronel da Aeronáutica, Euro Brasílico Vieira Magalhães, no Rio de Janeiro, e a professora Claudebir Beatriz Da Silva Campos, no Pará.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos em sete estados e no Distrito Federal. As acusações incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A 10ª fase da Operação Lesa Pátria está sendo deflagrada nos estados estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. Ela começou no dia 20 de janeiro com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos golpistas na Praça dos Três Poderes.

"A Polícia Federal está cumprindo determinações judiciais contra indivíduos que destruíram as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, organizaram ou financiaram tais atos. A investigação prossegue para que a Lei seja integralmente observada, pois só assim teremos paz e democracia", declarou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Mandados por estado 

DF: 1 mandado de prisão, 1 de busca e apreensão; 

GO: 2 mandados de prisão, 2 de busca e apreensão; 

MG: 6 mandados de prisão, 10 de busca e apreensão; 

MT: 2 mandados de prisão, 1 de busca e apreensão; 

PA: 1 mandado de prisão, 1 de busca e apreensão; 

PR: 1 mandado de prisão, 2 de busca e apreensão; 

RJ: 1 mandado de prisão, 2 de busca e apreensão; 

SP: 2 mandados de prisão, 3 de busca e apreensão

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS