Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CONTRA-GOLPE

União Brasil deve dar o troco no PSD e filiar nome de peso no Senado

Articulação vem sendo conduzida diretamente pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Anderson Ramos

Por Anderson Ramos

04/02/2026 - 16:47 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Alcolumbre articula para filiar Pacheco ao União Brasil.
Alcolumbre articula para filiar Pacheco ao União Brasil. -

O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), está de malas prontas para se filiar ao União Brasil. De acordo com a CNN, a filiação está praticamente fechada e deve ser formalizada em breve.

O movimento acontece uma semana após o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, fazer o caminho inverso, de deixar o UB e se filiar aos pessedistas.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A articulação vem sendo conduzida diretamente pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, aliado político e amigo de Pacheco. O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, visitou Minas Gerais nesta semana e escolheu o deputado federal Rodrigo de Castro como presidente da legenda no Estado. O parlamentar é aliado de Pacheco e a escolha ajudou a aumentar a expectativas sobre a filiação do ex-presidente do Senado.

Leia Também:

A aposta de aliados é que a chegada de Pacheco ao União Brasil provocará uma debandada de nomes do PSD para a legenda. A expectativa é também que quadros filiados ao União deixem o partido, provocando o redesenho de alianças no estado.

A avaliação interna é de que o União Brasil oferece uma estrutura partidária mais robusta e maior capacidade de articulação nacional para viabilizar o projeto.

No aguardo de Lula

O entorno de Rodrigo Pacheco também aguarda uma nova conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de qualquer anúncio sobre 2026. O presidente tem pressionado Pacheco por uma definição em manifestações e entrevistas sobre o assunto.

Lula deseja uma sinalização clara de Pacheco até o Carnaval e a mudança de partido é vista por aliados do presidente como um indicativo relevante de que Pacheco aceitará ser candidato ao governo mineiro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

articulações políticas filiação partidária Lula 2026 PSD Rodrigo Pacheco União Brasil

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Alcolumbre articula para filiar Pacheco ao União Brasil.
Play

Maternidade de Salvador levará nome do deputado Alan Sanches

Alcolumbre articula para filiar Pacheco ao União Brasil.
Play

Vídeos do STF revelam versões conflitantes de Vorcaro e ex-presidente do BRB

Alcolumbre articula para filiar Pacheco ao União Brasil.
Play

‘Netflix do governo’ será exibida nas escolas; entenda proposta

Alcolumbre articula para filiar Pacheco ao União Brasil.
Play

‘TromPetista’ toca berrante durante caminhada de bolsonaristas

x