ELEIÇÕES
Caiado decide deixar União Brasil para derrotar Lula: "Vou até o fim"
Governador de Goiás diz que já comunicou decisão aos caciques do seu partido

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), pretende deixar o seu partido para ganhar mais fôlego para disputar a cadeira de presidente nas eleições, que serão decididas em outubro.
A mudança foi confirmada pelo próprio chefe do Executivo goiano, nesta terça-feira, 27, que já comunicou a possibilidade aos caciques da sua sigla. Para Caiado, a migração é crucial para a sua sobrevivência eleitoral.
“Já disse para o ACM Neto [vice-presidente nacional do União Brasil] que estou procurando outro partido para me candidatar. Isso é uma realidade que não posso esperar mais. Eu vou até o fim, minha história de vida credencia isso”, disse o governador, em entrevista à rádio Novabrasil.
Leia Também:
Na contramão do que defendem os seus aliados na Bahia, o gestor estadual diz que abre mão da unidade e defende a pluralidade de candidaturas para enfrentar o presidente Lula (PT), virtual candidato à reeleição, nas urnas eletrônicas.
“O que Lula quer é um candidato só. Como é que você enfrenta, com um candidato só, uma máquina de governo? Vamos ser realistas. É um governo sem escrúpulos, com uma máquina toda montada para explodir um candidato só”, disse.
Mudanças: qual partido Caiado deve se filiar?
Segundo a coluna Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, Caiado já está de olho em ao menos três partidos que podem virar o seu novo lar e torná-lo ainda mais competitivo na disputa. São eles:
- Solidariedade;
- Podemos
- Republicanos, mesma sigla do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que vinha sendo especulado como eventual candidato à Presidência.
Atlas: Lula lidera todos os cenários em primeira pesquisa de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém firme na busca da reeleição para o seu quarto mandato. O petista lidera todos os cenários simulados na primeira pesquisa eleitoral de 2026 feita pelo instituto AtlasIntel, parceiro do Grupo A TARDE, divulgada nesta quarta-feira, 21, que mede a intenção de votos dos candidatos na corrida ao Palácio do Planalto.
No primeiro cenário mais ampliado com Lula, Flávio Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), o petista leva a melhor com larga vantagem:
- enquanto o presidente tem 48,4%;
- o senador Flávio Bolsonaro aparece com 28%;
- e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 11%.
Na segunda simulação, Lula tem 48%, enquanto Flávio aparece com 35%. Em seguida surgem:
- o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 4,3%;
- o empresário Renan Santos (Missão), com 3,4%;
- os governadores do Paraná Ratinho Jr. (PSD) e de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) empatados com 2,8%;
- e por fim Aldo Rebelo (DC), com 1%.
Votos brancos ou nulos representaram 1,5% das respostas dos entrevistados e aqueles que não souberam em quem votar somaram 0,4%.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




