Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

CELEBRAÇÃO

Wagner e Rui se encantam com a primeira estação do VLT de Salvador

Estação Calçada foi inaugurada nesta quarta-feira, 17

Leo Almeida e Anderson Ramos
Por Leo Almeida e Anderson Ramos
Wagner, Rui e Jerônimo estiveram presentes na inauguração da Estação Calçada do VLT.
Wagner, Rui e Jerônimo estiveram presentes na inauguração da Estação Calçada do VLT. - Foto: Denisse Salazar / AG. A TARDE

A primeira estação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador foi inaugurada nesta quarta-feira, 17, no bairro da Calçada, na Cidade Baixa. Segundo o governo do estado, o espaço foi revitalizado, mantendo a identidade original da antiga Estação de Trem da Calçada.

Presente no ato, o senador Jaques Wagner (PT) exaltou a beleza do equipamento. “Eu mostrei as fotos da estação para muita gente e a reação da maioria era dizer que parece uma uma estação ferroviária da Europa, porque talvez botaram na cabeça da gente que coisa boa está fora daqui, e a gente está vendo que a coisa boa está aqui”, celebrou Wagner.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

MOBILIDADE URBANA

Vídeo revela a nova Estação Calçada, marco do VLT de Salvador
Vídeo revela a nova Estação Calçada, marco do VLT de Salvador imagem

SALVADOR

VLT de Salvador: projeto promove reflorestamento no Lobato
VLT de Salvador: projeto promove reflorestamento no Lobato imagem

MOBILIDADE URBANA

VLT de Salvador inicia instalação de trilhos na Ponte São João; testes começam em breve
VLT de Salvador inicia instalação de trilhos na Ponte São João; testes começam em breve imagem

A estrutura na Calçada reúne áreas comerciais, salas de apoio e espaços operacionais, além de prever, no pavimento superior, um memorial ferroviário, reforçando a integração entre mobilidade, patrimônio histórico, cultura e convivência urbana.

O pátio central, um dos principais espaços da estação, recebeu bancos de madeira, jardineiras, reutilização de postes antigos e elementos artísticos que dialogam com a identidade cultural da Bahia, como um mural inspirado em Oxalá, além de esculturas que representam os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar.

Antigo abacaxi

Durante o ato, o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa, recordou a trajetória para que no antigo Trem do Subúrbio se transformasse no VLT. Ele contou que o antigo trem passou a ser administrado pelo Governo da Bahia após uma exigência da Prefeitura de Salvador que envolvia a concessão do Metrô de Salvador.

Quando o governador Wagner, em 2012, colocou o Estado à disposição para assumir e concluir a obra do metrô de Salvador que estava parada, se arrastando por 14 anos, eles colocaram a seguinte condição: eu só passo o metrô se vocês receberem esse abacaxi aqui chamado Trem do Subúrbio. E foi assim que esse trem que era do Subúrbio, que era do município, veio pra mão do governo estadual e nós fizemos todo o processo, priorizando naquele momento o metrô, que já estava em obra

Rui Costa

Nova estrutura

Com investimento de aproximadamente R$ 13 milhões, a Estação Calçada foi requalificada para integrar a nova estrutura do VLT.

A intervenção contemplou cerca de 7,5 mil metros quadrados de área total, incluindo recuperação dos espaços de circulação, novas esquadrias em madeira e vidro com padrão semelhante ao original, piso em granito, plataformas de embarque e desembarque, catracas de acesso, paisagismo e iluminação cênica na fachada e no pátio central.

Estação Calçada revitalizada
Estação Calçada revitalizada - Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE

A entrega da Estação Calçada faz parte do Lote 1 do VLT, no trecho Calçada–Ilha de São João, que já alcançou mais de 64% de execução. Ao todo, o sistema terá cerca de 44 quilômetros de extensão, 50 paradas e integração física e operacional com o metrô em Águas Claras e no Bairro da Paz.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Estação Calçada JAQUES WAGNER Rui Costa VLT Salvador

Relacionadas

Mais lidas