Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR

VAI DAR PRAIA?

Bahia tem 28 praias impróprias para banho neste fim de semana; confira

Dados consideram presença de bactéria usada como indicador de esgoto

Isabela Cardoso
Por
| Atualizada em
Praia da Paciência, Rio Vermelho
Praia da Paciência, Rio Vermelho - Foto: Ana Albuquerque / Ag. A TARDE

Das 147 praias e trechos do litoral baiano monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), cerca de 28 locais estão impróprios neste fim de semana. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 24, no novo boletim de balneabilidade.

Os outros 119 pontos foram classificados como próprios para banho. A avaliação considera a presença da bactéria Escherichia coli (E. coli), utilizada como indicador de contaminação por esgoto, conforme critérios do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Tudo sobre Salvador em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Salvador reúne maior número de praias impróprias

Salvador segue concentrando o maior número de praias com restrição para banho. Entre elas estão:

  • São Tomé de Paripe,
  • Tubarão,
  • Periperi,
  • Penha,
  • Bogari,
  • Boa Viagem,
  • Roma,
  • Rio Vermelho (trecho em frente à igreja Nossa Senhora de Santana),
  • Amaralina (em dois trechos),
  • Pituba (em dois trechos),
  • Armação,
  • Boca do Rio,
  • Corsário,
  • Patamares,
  • Piatã.

Apesar disso, algumas das praias mais procuradas da capital continuam liberadas. É o caso de Porto da Barra, Farol da Barra, Ondina, Buracão, Bonfim, Pedra Furada, Itapuã, Farol de Itapuã, Stella Maris e Praia do Flamengo.

Leia Também:

BALBINÃO

Prefeitura abre licitação para instalar arquibancada da Arena Multiuso
Prefeitura abre licitação para instalar arquibancada da Arena Multiuso imagem

MUDANÇA

Aumento deixa vão central da Ponte Salvador-Itaparica mais extenso
Aumento deixa vão central da Ponte Salvador-Itaparica mais extenso imagem

POLÍCIA

Justiça determina prisão temporária de personal investigado por estupro em Salvador
Justiça determina prisão temporária de personal investigado por estupro em Salvador imagem

Baía de Todos-os-Santos tem maioria das praias liberadas

Nas ilhas e no entorno da Baía de Todos-os-Santos, a maior parte dos trechos monitorados permanece própria para banho. Entre eles estão Itaparica, Ponta de Areia, Gameleira, Barra Grande, Coroa, Barra do Gil, Penha, Barra do Pote, Aratuba, Encarnação, Mutá, Cações, Cacha Prego, Berlinque, Barra de Tairú, Cabuçu, Itapema, Nossa Senhora, Pedras Altas, Salinas, Conceição de Salinas e Cairu de Salinas.

Já os três trechos de Madre de Deus, em frente à Igreja Matriz, à Câmara Municipal e sob a ponte, continuam impróprios para banho. Também permanecem com restrição as praias de Bom Jesus dos Pobres, Conceição e Mar Grande, na Ilha de Itaparica, além de Amoreiras.

Litoral Norte tem poucas restrições

Na Costa dos Coqueiros, estes destinos como seguem próprios para banho:

  • Praia do Forte,
  • Guarajuba,
  • Imbassaí,
  • Costa do Sauípe,
  • Sítio do Conde.

As únicas exceções são Buraquinho, próximo à foz do Rio Joanes, e Busca Vida, em frente à guarita de segurança nº 42.

Sul e Extremo Sul têm cenário favorável

No Litoral Sul, apenas as praias da Concha e do Malhado, em Ilhéus, aparecem como impróprias nesta semana.

Já em Itacaré, Canavieiras, Morro de São Paulo, Gamboa, Guaibim, Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Trancoso, Prado, Caravelas e Cumuruxatiba, todos os trechos monitorados foram considerados próprios.

Atenção após dias de chuva

Mesmo nas praias classificadas como próprias, o Inema recomenda evitar o banho após chuvas intensas. Nesses períodos, a água pode receber resíduos transportados pelas galerias pluviais.

O instituto também orienta que banhistas evitem áreas próximas a saídas de esgoto, rios, córregos e canais de drenagem, além de locais com manchas ou coloração suspeita na água.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Bahia inema praias

Relacionadas

Mais lidas