Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

IMBRÓGLIO

Casa Pia trava disputa judicial contra ex-tesoureiro por construção de escola

Prédio do pavilhão de aulas da entidade foi tomado em 2018, segundo a denúncia

Por Léo Prado

13/02/2025 - 9:28 h
Fachada da escola militar
Fachada da escola militar -

Há mais de 6 anos a Casa Pia disputa na justiça a posse de terreno e imóvel de sua propriedade. A entidade, localizada no bairro da Calçada, promove ações sociais de acolhimento a crianças. Segundo a instituição, a área foi ilegalmente ocupada pelo antigo tesoureiro da instituição, José Carlos Travessa de Souza, para a construção de um colégio privado, que funciona até hoje.

De acordo com o advogado da Casa Pia, Daniel Gallo, o prédio do pavilhão de aulas da entidade foi tomado em 2018, quando o então tesoureiro e sua esposa, que atuava como contadora, tiveram sua gestão contestada por uma série de denúncias referentes a questões trabalhistas e financeiras. A partir daí, foi fundada a Escola Técnica São Joaquim, operada pela Cooperativa Instituto Cultural de Educação Técnica da Bahia, que ocupa cerca de 33% da área e utiliza também móveis e equipamentos de propriedade da Casa Pia.

Leia Também:

“Quando foi identificado que eles estavam praticando atos que não estavam de acordo com os interesses institucionais da Casa Pia, eles aproveitaram para tomar o pavilhão de aulas e abrir a própria escola. Ficaram com o prédio para eles com tudo que tinha dentro e estão até hoje. Isso está documentado”, alega Daniel Gallo.

A disputa levou a Casa Pia a realocar a própria escola para as dependências históricas do imóvel, enquanto construía outro prédio. Segundo o advogado, a instituição tenta reaver o espaço para ampliar o número de vagas a novos alunos. O colégio, que funciona de forma gratuita e atende cerca de 200 crianças de 2 a 5 anos, recebeu 632 inscrições para 2025, mas conta com apenas 60 vagas.

Fachada da escola militar
Fachada da escola militar | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

Ação parada

Daniel declara que a Escola Técnica São Joaquim funciona hoje sem o licenciamento dos Conselhos de Educação. O processo de reintegração da posse, aberto desde 2018, ainda tramita na 8º Vara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Mesmo com parecer do Ministério Público da Bahia (MP-BA) favorável à devolução, a ação está há dois anos sem movimentações. Segundo Daniel Gallo, existem ainda cerca de 10 outros processos que discutem sobre o caso. Entre eles, uma ação civil pública do próprio MP que busca reaver o lugar.

A Casa Pia alega ainda que o prédio supostamente ocupado não tem manutenção adequada para funcionamento, apresentando problemas de infiltração e falhas no telhado. No ano passado, a entidade realizou uma denúncia à Secretaria Municipal de Educação (Smed) devido à situação, mas o processo também não teve desfecho. “Quando o prédio voltar à posse da instituição, vai precisar de uma revisão estrutural. Não dá para colocar crianças lá dentro do jeito que ele está”, projeta Daniel.

Vista aérea da escola que foi separada e privatizada pelo ex-tesoureiro e transformada em escola militar particular
Vista aérea da escola que foi separada e privatizada pelo ex-tesoureiro e transformada em escola militar particular | Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

Sobre o processo de análise da legalidade de funcionamento da Escola Técnica São Joaquim, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Adenildes Teles, explica que o conselho está verificando a documentação para checar a veracidade. “Precisamos olhar alvará de funcionamento, propriedade do imóvel, projeto político-pedagógico e regimento. Depois disso, daremos o parecer final”.

A TARDE tentou contato com a instituição de ensino, mas não obteve retorno até o fechamento dessa edição.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia CasaPia imóvel justiça Salvador São Joaquim terreno

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fachada da escola militar
Play

Passageiros se jogam no chão de ônibus para fugir de tiros em Salvador

Fachada da escola militar
Play

Idoso tenta pular janela de casa e morre após queda do 1º andar em Salvador

Fachada da escola militar
Play

Guarda municipal que atirou em rosto de homem no Pelourinho é afastado

Fachada da escola militar
Play

Guarda municipal atira no rosto de homem no Pelourinho; assista vídeo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA