Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Começa em São Paulo maior evento sobre hepatologia da América Latina

"Hepatologia do Milênio" é um evento baiano e organizado há 27 anos pelo hepatologista Raymundo Paraná

Da Redação

Por Da Redação

04/09/2024 - 18:19 h | Atualizada em 04/09/2024 - 19:52

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Imagem ilustrativa da imagem Começa em São Paulo maior evento sobre hepatologia da América Latina
-

Começou nesta quarta-feira, 4, em São Paulo, a 26ª edição do Hepatologia do Milênio, considerado o maior evento de educação continuada da Hepatologia na América Latina.

Até o próximo dia 6, hepatologistas e especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas médicas vão discutir sobre importantes doenças que envolvem o fígado como câncer, doenças metabólicas, doenças vasculares e doenças raras. O evento discutirá as mais modernas terapias sistêmicas e abordagens cirúrgicas, como o transplante, para o tratamento destas condições.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Além de contar com a participação de mais de 40 nomes de expressão nacional, o evento terá a participação on-line de 4 médicos de renome internacional e a presença de convidados internacionais de destaque.

Entre eles, está Ramon Batailler (ESP), presidente da Unidade de Fígado do Hospital Clinic em Barcelona e ex-chefe de Hepatologia da Universidade de Pittsburgh. Ele vai abordar a doença alcoólica do fígado e métodos não invasivos para estadiar a fibrose hepática

A programação ainda é formada por Jeffrey Lazarus (ESP), especialista em síndrome metabólica, esteatose e esteatohepatite; Fernando Bessonne (ARG), focado na toxicidade hepática por medicamentos, ervas e suplementos; Rodrigo Viana (USA), que discutirá transplante de fígado e transplante multi-órgãos; Pierre Emmanuel Rautau (FRA), especialista em hipertensão porta e doenças vasculares do fígado; Guadalupe Garcia-Tsao (USA), que tratará da cirrose hepática e suas complicações; Maria Reign (ESP) e David Pinato (ING), ambos especialistas em câncer de fígado.

Em entrevista ao Portal A TARDE, o hepatologista Dr. Raymundo Paraná, que coordena o evento há 27 anos, explica que a ideia do encontro é ser um programa de educação médica continuada que surgiu no Hospital Aliança em 1996.Em um primeiro momento, quando os primeiros tratamentos para hepatite B e C começaram, era necessário difundir o acesso ao tratamento dessas hepatites, que naquela época já eram revolucionários e tinham o potencial de curar pacientes e reforçou o sucesso da programação.

Leia também:

>> Homem é preso suspeito de cometer racismo contra Jojo Todynho

>> Harvard aponta 2 alimentos ​​que aumentam risco de infarto; veja quais

>> Antonia Fontenelle causa com atitude após prisão de Deolane Bezerra

"É um sucesso. O evento não é um congresso, mas sim um curso de imersão de três dias, no qual trazemos colegas de fora do país para discutir a condução dos nossos casos. Isso promove uma interação muito próxima entre eles e nossos médicos, hepatologistas brasileiros", relatou.

Paraná também fez questão de ressaltar o quanto é importante para ele coordenar mais uma vez o maior programa de educação médica em Hepatologia da América Latina.

"Eu me sinto muito feliz em capitanear este evento há 27 anos e ainda mais por ele ser um evento baiano do Nordeste e ser considerado o maior da América Latina. É um sucesso absoluto e isso é motivo de regozijo e muito orgulho para mim e para toda a minha equipe, tanto do Hospital das Clínicas quanto do Hospital Aliança, onde o evento começou. O reconhecimento nacional e internacional, assim como a presença de colegas de todo o Brasil — incluindo Acre, Rondônia, São Paulo, Curitiba, Rio Grande do Sul, Brasília e todo o Nordeste — é motivo de grande orgulho para a Bahia. Acredito que gerar conhecimento sem democratizá-lo não é honesto com a sociedade", explanou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

fígado hepatologia Raymundo Paraná Saúde

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Briga de casal termina com homem ferido por garrafada no Campo Grande

Play

“Pensei até em deixar de existir”, desabafa filho de Popó nas redes sociais

Play

Suspeito de tocar partes íntimas de mulheres na Graça é preso em Salvador

Play

Vídeo: trailer pega fogo em área de motoristas por app no aeroporto

x