Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Hospital Ortopédico intensifica apoio psicológico aos pacientes

Unidade 100% SUS oferece cuidados integrados para saúde física e mental dos pacientes

Por *Da Redação | Portal Massa!

12/09/2024 - 14:07 h
Imagem ilustrativa da imagem Hospital Ortopédico intensifica apoio psicológico aos pacientes
-

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade pública sob gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e operando em Salvador integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passou a oferecer uma abordagem mais completa e integrada no cuidado de seus pacientes. A nova estratégia inclui uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, com o objetivo de atender às necessidades físicas e mentais dos internos.

Leia também
>> Hospital Ortopédico tem 2.285 vagas para regulação de urgências
>> Hospital Ortopédico abre vagas para médicos e enfermeiros; confira
>> Primeiro paciente do Hospital Ortopédico da Bahia finaliza tratamento

Desde sua inauguração, em 4 de março deste ano, grande parte dos atendimentos submetidos ao centro de saúde, no bairro do Cabula, envolvem vítimas de acidentes de trânsito, relacionados a fatores como alta velocidade, distração ou uso de substâncias. Incidentes dessa natureza podem impactar tanto o corpo quanto a saúde mental, contribuindo para quadros de ansiedade, depressão, insônia e estresse pós-traumático.

A equipe de psicologia trabalha com técnicas de relaxamento e verbalização, enquanto a psiquiatria oferece suporte integrado, incluindo prescrição de medicamentos, quando necessário. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, a depressão é a principal causa de incapacidade no mundo, e, no Brasil, 11,33% da população já foi diagnosticada com a condição, conforme dados do Ministério da Saúde.

“No futuro vai ser a enfermidade mais incapacitante do país, tirando milhares de pessoas do grupo de população economicamente ativa. Por isso é fundamental atuar na raiz do problema, evitando que o quadro do paciente evolua e o leve a uma disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar”, destaca Lucas Lago, médico psiquiatra da instituição.

Nos primeiros seis meses de funcionamento, o hospital, que conta com 212 leitos e 13 salas de cirurgia, registrou 2.599 atendimentos psicológicos, incluindo suporte aos familiares dos pacientes, além de 2.500 cirurgias, principalmente em casos de vítimas de acidentes de trânsito e quedas. No último mês, o setor de psiquiatria passou a atuar na interação entre a equipe médica, pacientes e familiares, fortalecendo a abordagem de medicina integrada instituída pela unidade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

atendimento psicológico Hospital Ortopédico Salvador Saúde

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Homem tem carro roubado por suspeito armado em bairro nobre de Salvador

Play

Jovem denuncia que foi assaltado por membros da Bamor antes de jogo na Fonte Nova

Play

Vídeo: idoso é baleado durante troca de tiros em bairro de Salvador

Play

Criminosos invadem casa e fazem dois reféns em Tancredo Neves

x