SAÚDE
Anticoncepcional masculino: cientistas iniciam testes em humanos
O YCT-529 é um tratamento não hormonal e reversível
Por Redação

Os anticoncepcionais masculinos ainda não estão disponíveis no mercado. Para mudar esse cenário, cientistas americanos estão desenvolvendo e testando em humanos o YCT-529, um novo contraceptivo masculino não hormonal, reversível e altamente eficaz.
Leia Também:
O YCT-529 bloqueia a produção de espermatozoides sem interferir nos níveis de testosterona, mantendo a libido intacta. Em testes com ratos e primatas, o medicamento apresentou 99% de eficácia na prevenção da gravidez.
Testes:
Nos estudos, a ação começou em duas semanas nos macacos e atingiu o pico em quatro semanas nos ratos. A fertilidade voltou após a suspensão do tratamento — em seis semanas nos roedores e entre 10 e 15 semanas nos primatas.
Os testes de fase 1, que avaliam a segurança do medicamento em humanos, já foram concluídos. Atualmente, a fase 2 está em andamento com voluntários na Nova Zelândia para avaliar a eficácia do produto, com resultados previstos para este ano.
Desenvolvido por pesquisadores das universidades de Minnesota e Columbia, em parceria com a empresa YourChoice Therapeutics, o estudo foi publicado na revista Communications Medicine, do grupo Nature.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes