SAÚDE
Apenas 7% de pessoas com transtornos mentais recebem tratamento eficaz
Estudo 12 analisou dados de 56.927 participantes com 18 anos ou mais de 21 países, coletados ao longo de 19 anos
Por Redação

Apenas 6,9% das pessoas com transtornos de saúde mental ou dependentes de álcool e outras drogas recebem tratamento eficaz para seus distúrbios. É o que mostra uma pesquisa feita pela University of British Columbia e pela Harvard Medical School.
Leia Também:
O estudo 12 analisou dados de 56.927 participantes com 18 anos ou mais de 21 países, coletados ao longo de 19 anos (de 2001 a 2019). Para isso, foram utilizadas informações da World Mental Health Survey Initiative, projeto colaborativo da OMS (Organização Mundial da Saúde), da Universidade de Harvard e da Universidade de Michigan.
Segundo o estudo, a maior barreira para o tratamento eficaz é a dificuldade do próprio paciente em reconhecer que precisa de ajuda profissional. No entanto, mesmo aqueles que entram em contato com o sistema de saúde, muitas vezes, não recebem tratamento eficaz.
“Os dados desta pesquisa nos permitiram criar o único indicador de tratamento eficaz que existe para saúde mental e uso de substâncias”, diz o autor principal do estudo Daniel Vigo, professor associado do departamento de psiquiatria e escola de população e saúde pública da Universidade da Colúmbia Britânica, em comunicado à imprensa.
“Decisões políticas e decisões de alocação para financiamento devem ser guiadas por dados, e isso nem sempre foi o caso no reino da saúde mental e uso de substâncias”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes