SAÚDE
Cientistas descobrem anticorpo supereficaz contra o HIV
Anticorpo 04_A06 bloqueia a entrada do vírus nas células e pode representar um novo avanço no combate à AIDS

Cientistas alemães anunciaram a descoberta de um anticorpo altamente eficaz contra o HIV, capaz de neutralizar 98% das variantes conhecidas do vírus. O achado, divulgado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Infecções de Braunschweig, na Alemanha, pode abrir caminho para novos tratamentos e estratégias de prevenção da doença.
Desde 1981, quando o vírus foi identificado pela primeira vez, o HIV já causou a morte de mais de 44 milhões de pessoas em todo o mundo. Na nova pesquisa, a equipe analisou amostras de sangue de 32 pessoas soropositivas que desenvolveram, de forma natural e sem tratamento, anticorpos com ampla capacidade de neutralização.
Após o teste de mais de 800 anticorpos, um deles se destacou: o 04_A06. O HIV costuma infectar o organismo invadindo células e reprogramando-as para se reproduzir, enfraquecendo o sistema imunológico ao longo do tempo. O anticorpo descoberto atua bloqueando a região pela qual o vírus se liga às células, impedindo que a infecção se espalhe.
Leia Também:
Os cientistas acreditam que o 04_A06 poderá beneficiar pessoas já infectadas e, no futuro, servir como uma forma de imunização passiva — quando anticorpos prontos são introduzidos no corpo, em vez de produzidos pelo próprio sistema imunológico, como ocorre nas vacinas.
Em testes realizados com camundongos, o anticorpo neutralizou 98% das 340 variantes do HIV analisadas, um resultado considerado promissor pela comunidade científica. A próxima etapa será a testagem em humanos, que vai determinar sua eficácia e segurança clínica.
Se os resultados se confirmarem, o 04_A06 poderá representar um marco histórico na luta contra o HIV e a AIDS, ampliando as possibilidades de prevenção e tratamento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




