Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Evento celebra legado de D. Luigi Verzé, fundador do Monte Tabor

Lançamento biográfico acontece no dia 30 de maio

Redação

Por Redação

07/05/2025 - 10:39 h
Instituição investe também em educação profissional gratuita
Instituição investe também em educação profissional gratuita -

O lançamento da biografia de D. Luigi Maria Verzé, fundador do Monte Tabor - Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária: um legado de fé, ciência e humanismo, acontece no dia 30 de maio, às 17h, no Museu de Arte da Bahia (MAB).

A ocasião marca um tributo à vida e obra do fundador da instituição, com reflexões sobre como sua trajetória pode inspirar os rumos da medicina contemporânea. Seguindo a palavra do Evangelho, “Ide, Ensinai e Curai”, a missão iniciada por D. Luigi permanece viva no tripé que fundamenta o Monte Tabor: assistência, ensino e pesquisa.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“A medicina do futuro tem muito a aprender com os princípios deixados por D. Luigi, especialmente no cuidado integral da pessoa humana, valorizando corpo, mente e espírito”, afirmou Laura Ziller, presidente do Monte Tabor. “O que ele sonhou e realizou aqui na Bahia transformou realidades. Hoje, nosso desafio é manter essa obra viva e atualizada para as novas gerações”, acrescentou.

Leia Também:

Desde a inauguração do Laboratório de Patologia Clínica e Toxicologia, em 1980, passando pela abertura do Hospital São Rafael, em 1990, até a criação de centros como o Ambulatório Social Luigi Verzé (2021), que já soma mais de 20 mil atendimentos gratuitos, a obra se consolidou como referência em cuidado integral, especialmente para populações vulneráveis.

Além da assistência à saúde, o Monte Tabor também investe em educação profissional gratuita, com iniciativas como o Centro de Educação Profissional Ludovica. “Mais de 700 pessoas foram capacitadas só no ano passado. Muitos estavam desempregados e conseguiram se recolocar no mercado graças aos cursos que oferecemos”, explicou Ziller.

”Biografias Transfiguradas”

Como parte das homenagens, também será lançada a exposição "Biografias Transfiguradas", que apresenta, de forma sensível e inspiradora, a trajetória de D. Luigi, entrelaçada com a obra artística do médico e artista Tripoli Gaudenzi — uma celebração da arte, da medicina e da espiritualidade como caminhos de transformação humana.

A exposição ficará no MAB até dia 20 de junho, e tem como objetivo convidar o público a refletir sobre o papel do médico além da ciência, e resgatar a sensibilidade como elemento essencial da prática clínica. Assim como D. Luigi transformou a assistência em missão de vida, Gaudenzi transforma sua experiência médica em expressão artística, unindo passado e presente em uma homenagem tocante e atual.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Biografia Ciência Humanismo MAB medicina Monte Tabor Saúde

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Instituição investe também em educação profissional gratuita
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

Instituição investe também em educação profissional gratuita
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Instituição investe também em educação profissional gratuita
Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Instituição investe também em educação profissional gratuita
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

x