ALERTA MÉDICO
Mulher acorda com o rosto deformado e descobre câncer raro
Médicos confundiram sintomas do câncer com crise de pânico e enxaqueca

Por Redação

Imagine dormir bem, acordar com o rosto parcialmente paralisado e, dias depois, descobrir que estava com um câncer raro e agressivo. Foi o que aconteceu com Courtney Liniewski, de 34 anos, moradora de Milwaukee, nos Estados Unidos. Em uma manhã de janeiro de 2022, a americana viu sua vida se transformar completamente após perceber que algo estava muito errado.
Ao acordar, Courtney ouviu um estalo alto dentro da cabeça e percebeu que metade do rosto estava “caída”. Assustada, procurou atendimento médico imediatamente, temendo estar sofrendo um acidente vascular cerebral (AVC). Após os primeiros exames, ela recebeu um diagnóstico errado e foi informada pelos médicos que estava tendo apenas crise de pânico e forte enxaqueca.
No entanto, nos dias seguintes, a norte-americana começou a sentir dores intensas no peito, falta de ar e dores nas costas, mas novamente não foi ouvida pelos médicos. O alerta só veio após o aparecimento de um caroço no pescoço, que cresceu rapidamente.
Ao retornar ao hospital e realizar novos exames e uma biópsia, ela foi informada de que estava com linfoma folicular tipo 3B, uma forma agressiva e rara de linfoma não Hodgkin, já em estágio avançado (3B).
Os exames mostraram também um tumor de 11 centímetros no peito e gânglios linfáticos aumentados no abdômen e na pelve. O câncer apresentava uma mutação chamada 'triple hit', associada a maior resistência ao tratamento e prognóstico mais desafiador.
O que é o linfoma folicular
O linfoma folicular é um câncer que afeta os linfócitos B, células do sistema imunológico responsáveis por combater infecções. Quando sofrem mutações, elas passam a se multiplicar de forma desordenada, acumulando-se em linfonodos, baço, medula óssea e outros órgãos. Embora geralmente apresente crescimento lento, há variantes agressivas - como a de Courtney - que evoluem rapidamente.
O tratamento inclui quimioterapia combinada a medicamentos imunológicos, protocolo conhecido como R-CHOP. Courtney enfrentou complicações durante o tratamento, como embolia pulmonar e acúmulo de líquido nos pulmões, mas alcançou remissão ainda em 2022. Atualmente, segue em acompanhamento médico para monitorar possíveis recaídas.
Leia Também:
Sintomas de alerta
Os sintomas do linfoma folicular podem variar conforme o estágio da doença, mas alguns sinais exigem atenção:
- Caroços indolores no pescoço, axilas ou virilha;
 - Cansaço intenso e persistente;
 - Sudorese noturna e febre baixa;
 - Perda de peso sem explicação;
 - Dores no peito ou nas costas;
 - Falta de ar.
 
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



