Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DESCASO

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Benefícios foram suspensos pela prefeitura; decisão foi divulgada no Diário Oficial desse sábado, 20

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

21/09/2025 - 18:41 h
Suspensão do passe livre foi pública em Diário Ofiicial no sábado, 20
Suspensão do passe livre foi pública em Diário Ofiicial no sábado, 20 -

A Prefeitura de Feira de Santana, a 115 Km de Salvador, anunciou a suspensão do Passe Livre Municipal para pessoas com doença falciforme e fibromialgia - benefício que permitia o acesso gratuito ao transporte público. A medida foi publicada no Diário Oficial do município nesse sábado, 20, através de portarias assinadas pelo secretário de Mobilidade Urbana, Sério Barradas Carneiro.

A interrupção do benefício atinge dois grupos distintos, mas se baseia em decisões judiciais recentes. No caso de pacientes com doença falciforme, a suspensão segue uma sentença que extinguiu uma Ação Civil Pública relacionada à concessão e renovação do Passe Livre. Já para as pessoas com fibromialgia, a mudança atende a uma liminar judicial que suspendeu os efeitos da Lei Municipal nº 4.278/2025, após a abertura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo as portarias nº 16/2025 e nº 17/2025, os usuários afetados têm cinco dias úteis, a partir da data da publicação, para comparecer à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), onde deverão devolver os cartões do Passe Livre ou apresentar defesa e documentação justificando a manutenção do benefício.

O atendimento será realizado presencialmente na sede da Semob, na Rua Miranda, nº 655, bairro Mangabeira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A Prefeitura alertou que o não cumprimento do prazo poderá resultar na suspensão definitiva do benefício, sem prejuízo de outras sanções administrativas cabíveis.

Leia Também:

Repercussão política

A decisão gerou reações imediatas. O vereador Pedro Américo (Cidadania), autor da lei que garantia o Passe Livre às pessoas com fibromialgia, manifestou-se nas redes sociais. Em um vídeo publicado em seus perfis, ele lamentou a revogação do benefício. “É como arrancar a esperança de cuidado daqueles que já vivem todos os dias em sofrimento, é como fechar a porta do hospital na cara de quem mais precisa", lamentou.

Ainda segundo o edil, a suspensão do Passe Livre representa uma barreira a mais para pessoas que já enfrentam condições de saúde debilitantes e dependem do transporte público para realizar tratamentos e consultas médicas.

"A edição de hoje [sábado, 20] do Diário Oficial [do município] cancelou consultas, cancelou dignidade, cancelou oportunidades. Hoje, são essas pessoas, amanhã pode ser qualquer um de nós. Gestão, deve cuidar de gente e gente não pode ser tratada como um número que se deleta de uma planilha de computador", concluiu Américo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Doença Falciforme feira de santana Fibromialgia Passe Livre Municipal Pedro Américo Semob Semob Feira de Santana Suspensão de benefícios Transporte público gratuito vereador Pedro Américo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Suspensão do passe livre foi pública em Diário Ofiicial no sábado, 20
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Suspensão do passe livre foi pública em Diário Ofiicial no sábado, 20
Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Suspensão do passe livre foi pública em Diário Ofiicial no sábado, 20
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Suspensão do passe livre foi pública em Diário Ofiicial no sábado, 20
Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

x