COVID-19
Primeiro caso da subvariante Arcturus é registrado no Brasil
Caso foi notificado na última semana e confirmado nesta segunda-feira, 1º
Por Da Redação
Uma nova subvariante do coronavírus, batizada como "Arcturus", foi corfimada na noite desta segunda-feira, 1º, em um paciente de 75 anos, na cidade de São Paulo. O caso foi notificado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) na última dexta-feira, 28. O idoso estava com o esquema vacinal completo, inclusive com a dose bivalente.
>>> Salvador retoma esquema de vacinação contra a covid-19 nesta terça
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente, um homem acamado de 75 anos, apresentou os sintomas gripais no dia 7 de abril. Com febre persistente, ele foi encaminhado para um hospital privado na última quinta-feira, 27.
A subvariante XBB.1.16, detectada pela primeira vez no início do ano, na Índia, está sendo monitorada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de ter se tornado a principal cepa transmissora da Covid-19, a pasta de saúde da capital paulista não registrou agravamento nos casos ou aumento no número de infecções.
Entre os principais sintomas causados pela Arcturus estão irritação nos olhos, tosse seca e episódios de febre.
Esquema vacinal
Em Salvador, o esquema de imunização contra a Covid-19 foi retomado nesta terça-feira, 1º. A dose bivalente está disponível para pessoas acima de 18 anos, com ou sem comorbidades, incluindo gestantes e puérperas. A imunização também contempla adolescentes a partir de 12 anos de idade e portadores de deficiência permanente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes