SAÚDE
Vacina contra gripe é liberada para todos com mais de 6 meses de idade
Medida visa imunizar 90% da população, diz Ministério da Saúde
Toda população com mais de seis meses de idade pode tomar a vacina contra a gripe a partir desta segunda-feira, 15, no Brasil. Com o intuito de expandir a cobertura vacinal antes do inverno, a medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, 12.
"A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população", informou o ministério por meio de nota.
Anteriormente, o imunizante estava sendo aplicado apenas em idosos acima de 60 anos; crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); imunossuprimidos; indígenas; profissionais da saúde e da educação; pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades; profissionais de transporte coletivo e portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento; trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional; e população privada de liberdade.
Ainda de acordo com a pasta, a imunização é importante para reduzir a carga da doença, principalmente em pessoas com comorbidades e idosos, prevenindo internações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. No Brasil, pelo menos 250 mortes por gripe foram registradas até o fim de abril.
No último sábado, 13, o governo do Amapá decretou emergência em saúde pública por conta de um aumento de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas internações de crianças com síndromes gripais. Até o fim da semana anterior, o estado registrou mais de 190 casos de internação por síndrome gripal na rede pública e privada. A maioria dos pacientes tem entre 7 meses e 4 anos de idade.
>>> Leia mais: Bahia registra 118 casos de SRAG causados pelo vírus respiratório
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes