TECNOLOGIA
Fim da internet discada: AOL irá desligar seus últimos modems
Serviço chegou a ter mais de 2 milhões de usuários em 2025, porém teve uma grande queda com o passar do tempo
Por Gustavo Zambianco

A AOL, America Online, anunciou que vai desativar seus últimos históricos modems de internet discada no mundo, no dia 30 de setembro. Esses aparelhos acompanharam a ascensão da internet e da rede mundial de computadores.
Os aparelhos vendidos desde 1990, ligavam o computador à linha telefônica. Esses aparelhos ajudaram a popularizar a internet ao redor do globo, incluindo o Brasil.
"A AOL avalia periodicamente seus produtos e serviços e decidiu descontinuar o acesso à Internet por conexão telefônica", informou a empresa.
A companhia não divulgou quantos usuários ainda fazem uso do serviço. De acordo com a CNBC, a AOL possuía 2,1 milhões de clientes em 2015, número que caiu muito para somente alguns milhares em 2021.
Leia Também:
Um ponto marcante dessa tecnologia era o seu som de conexão, que misturava alguns estalos e apitos agudos. Em seus primórdios, na década de 1990, a rede era constituída principalmente de páginas estáticas e textos.
Com o avanço da tecnologia, os provedores de internet passaram a oferecer conexões mais rápidas, como ADSL e depois a, fibra óptica.
Em 2017, a AOL já havia despertado a nostalgia de muitos usuários norte-americanos ao encerrar o AIM, seu serviço de mensagem instantânea, lançado 20 anos antes.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes