BAHIA
Conheça a cidade da Bahia que é referência em ecoturismo no Brasil
Destino alia conservação histórica e práticas sustentáveis
Por Redação

Um dos destinos mais procurados da Bahia pela sua beleza natural, Lençóis tornou-se a principal porta de entrada da Chapada Diamantina. A cidade oferece paisagens deslumbrantes entre casarões coloniais e natureza exuberante, além de atrair milhares de turistas do Brasil e do exterior.
O município combina charme histórico a práticas sustentáveis e um estilo de vida tranquilo e por isso, conquistou o nicho do ecoturismo no Brasil. Aliado a qualidade de vida e o convívio comunitário, a cidade valoriza a cultura regional e mantém um ritmo tranquilo, mesmo com o crescimento turístico.
Essa combinação fortalece seu papel como destino ideal para quem busca aventura e contato genuíno com a natureza. Para os moradores, Lençóis oferece também serviços públicos de mobilidade urbana ao favorecer pedestres e ciclistas, além de saúde e educação que integram ações voltadas ao bem-estar e preservação ambiental.
Leia Também:
Turismo sustentável
Todo o planejamento da cidade é voltado para práticas de turismo consciente que tem como princípios a proteção ambiental e a valorização cultural. Entre as iniciativas estão os projetos comunitários de fortalecimento do artesanato local, além da celebração das tradições.
Essa integração entre população, natureza e visitantes transforma a cidade baiana em exemplo de destino que alia economia, cultura e responsabilidade social, um equilíbrio raro no turismo nacional.

Atrações
A cidade alia charme histórico a práticas sustentáveis e um estilo de vida tranquilo. Essa combinação fortalece seu papel como destino ideal para quem busca aventura e contato genuíno com a natureza.
O município oferece uma ampla gama de opções para diferentes perfis de visitantes, ao unir ecoturismo e experiências culturais. Entre os pontos mais procurados estão:
Cachoeira do Sossego

Conhecida por ser uma trilha exigente com paisagens deslumbrantes, situada em Lençóis, a Cachoeira do Sossego faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina e conta com uma caminhada longa de 14 km (ida e volta) que passa por vales e cânions no caminho até chegar à bela cachoeira (15 metros de queda) de cor amarronzada e geladinha.
Ribeirão do Meio

O destino ideal para quem procura diversão e relaxamento, Ribeirão do Meio conta com tobogãs naturais ideais para banho. Para chegar no local é necessário caminhar por um trajeto de 8 km (total ida e volta) em meio a uma trilha sombreada que minimiza a exposição ao sol e torna a jornada agradável.
Morro do Pai Inácio

Um dos passeios mais procurados, a imponente imagem do Morro do Pai Inácio oferece uma vista imperdível e panorâmica da Chapada da Diamantina, apesar de exigir fôlego e disposição, a subida para o destino não é das mais difíceis para realizar os 500 metros de trilha que leva ao topo.
Poço do Diabo

Localizado no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Poço do Diabo é perfeito para aventuras e banho. Conhecido por ser um dos lugares mais acessíveis, o local possui ótima infraestrutura, com estacionamento, restaurante, lanchonete e lojinha de souvenirs. É o destino ideal para quem tem pouco tempo disponível ou não está interessado em realizar trilhas longas.
Centro Histórico

A arquitetura da cidade preserva a memória dos tempos colonial com restaurantes e vida cultural pulsante. O comércio, os restaurantes, os bares e os principais serviços se concentram nas ruas próximas à praça principal de Lençóis, onde acontecem shows de forró, especialmente durante o São João que atrai milhares de turistas todos os anos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes